Sousa, Gonçalo de Vasconcelos eFonseca, Rita Sofia Carlos da2016-06-162016-05-172016http://hdl.handle.net/10400.14/20201A presente tese de doutoramento é dedicada ao tema da ourivesaria da prata rococó em Lisboa, com particular incidência em três domínios nucleares: a sociedade, o artífice e a obra. Os objectivos principais consistem na articulação das características sociais e culturais do reinado de D. José I, e no necessário reconhecimento dos ourives da prata olisiponenses, partindo do seu respectivo enquadramento corporativo, identificando o ofício e os espaços oficinais, sem descurar a importância de uma análise centrada num nível mais sociológico, que permita identificar e contextualizar as suas obras, os seus formulários e a abrangência dessa produção. Convictos da sua pertinência, destacamos a importância do reconhecimento e da compreensão dos principais intervenientes envolvidos na arte da prata produzida durante o terceiro quartel de Setecentos, que assume um papel central no estudo da prataria rococó na cidade de Lisboa. A importância atribuída por D. José à arte da prata, um dos poucos luxos que lhe eram consentidos, tornaram-na num dos veículos mais importantes do período rococó. Fenómeno iniciado ainda nos últimos anos do reinado de D. João V, no epílogo de um ciclo notável de realizações, quando a ourivesaria da prata se começa a libertar dos excessos iniciais, afirmando-se como uma etapa mais classicizante e de maior equilíbrio formal, o rococó consolidaria, em Lisboa, os seus motivos ornamentais e estruturais após 1755, na sequência de uma já anunciada reconfiguração ideológica manifestada desde a subida ao trono do monarca. A adesão dos ourives da prata olisiponenses ao novo formulário, desfasada temporalmente com a produção europeia, onde o estilo já se havia manifestado desde a década de 30 de 1700, teve como principal propulsor o terramoto de 1755. As peças executadas, por vezes de caráter excepcional, quase sempre atribuídas a marcas de ourives não identificadas, tornam-se no reflexo de uma realidade artística e sociológica resultante do período que se seguiu às consequências da catástrofe de 1755, e cuja génese se encontra precisamente na cultura artística local pré-existente, permanecendo na linha de influência europeia seguida desde a primeira metade do século, onde modelos ingleses, franceses e italianos conduziram a uma arte marcada por esses protótipos. Favorecida pela ruptura propiciada, a transição para o novo estilo envolveu a substituição das formas lineares, esquemáticas e grandiosas, que caracterizavam até então a produção artística da capital de D. João V, por formatos de contornos fluídos, assimétricos e movimentados, resultado de uma nova vivência sociológica inspirada nos parâmetros da cultura francesa. A arte da prata produzida pelos ourives de Lisboa no reinado de D. José, embora sem perder a sobriedade formal e decorativa característica, oscilou entre um rococó disciplinado de origem barroca, no campo religioso, e uma leve elegância de carácter francês e inglês na produção civil, reflexo da contradição entre o reformismo de Pombal, a abertura da corte à predominância da cultura francesa e o conservadorismo de uma igreja regida pelos valores artísticos romanos.This PhD thesis deals with the theme of the rococo silver in Lisbon, with a particular emphasis in three main areas: the society, the craftsmen and the pieces. The main goals consist in the articulation of the social and cultural characteristics from the period of D. José I reign and the needed recognition of silversmiths from Lisbon, starting from the corporate framework, identifying the craft and workshops, without forgetting the importance of an analysis centered on a more sociological level, allowing to identify and contextualize their works, their forms and the comprehensiveness of such production. Believing in the relevance of the fact, we also highlight the importance of the recognition and the comprehension of the main attendees involved in the art of silver produced during the third quarter of the 18Th century , since it assumes a central role in the study of the rococo silversmithing produced in Lisbon. The importance assigned by D. José to the art of the silver – one of the few luxuries he was allowed to have – turned such art in one of the most important means of the rococo aesthetics. Such circumstance had started during the last years of the reign of king D. João V, the epilogue of a cycle full of remarkable achievements, and when the silversmith art started to get free from the original excesses particular of that period, stating itself as a more classical stage and with more formal balance. But only after 1755 would the rococo consolidate in Lisbon its own ornamental and structural motives, in the following of an already announced ideological restructuring present since João V ascended the throne. The earthquake of 1755 was the most important propellant to the accession to the new form by the silversmiths from Lisbon. Such happening, however, was mismatched in time with the European production, where the style had expressed itself since the decade of 30 from 1700. The pieces produced – sometimes exceptional ones –, most of the times attributed to non-identified silversmiths brands, became the reflex of an artistic and sociological reality subsequent to the period that followed the consequences of the catastrophe of 1755. Their genesis was in the pre-existing local artistic culture remaining in the line of influence followed since the first half of the century, when English, French and Italian models led to an art marked by those prototypes. Favored by the right break, the transition to the new style involved the replacement of the linear, schematic and grand shapes – which characterized until then the artistic production from the capital of D. João V – by forms of fluid contours, asymmetrical and fluid, resulting from a new sociological experience inspired by the French culture. The art of the silver produced by the silversmiths of Lisbon, in the reign of D. José, without losing the formal and decorative sobriety which embodies it, oscillated in between an disciplined rococo of baroque origin, present in the productions for the church, and a light elegance of French and English origin in the domestic silver as a reflex of the contradiction between the reforms from Pombal, the opening of the court to the predominance of the French culture and the conservatism of a church governed by the roman artistic values.porOurivesariaOurivesRococóLisboaPrataSilversmithsRococoLisbonSilverDomestic silverA ourivesaria da prata em Lisboa no perído Rococó : 1750-1777 : os mestres e as obrasdoctoral thesis101315880