Leite, TeresaNunes, ClarisseEncarnação, PedroPonte, Margarida NunesSilva, Mónica2021-06-222021-06-222016-08-011471-3802http://hdl.handle.net/10400.14/33822O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.porInclusão de alunos com NEEManipulação e comunicaçãoUtilização do sistema robóticoA robótica no apoio a inclusão de alunos com NEERobotics in supporting the inclusion of students with SENjournal article10.1111/1471-3802.1227384991467057000381283800016