Guedes, Nuno MagalhãesTahar, Nour Ben2024-12-202024-12-202024-10-242024-09http://hdl.handle.net/10400.14/47628The dissertation presents the Case Study of Mission to escape and its current strategic decision-making dilemma on the appropriate growth strategy to pursue. The Case addresses the challenges and potential growth alternatives for a Portuguese SME operating in the niche market of escape game rooms. Different growth strategies are investigated such as market penetration, diversification, and internationalization. The Case also explores strategic, operational and market challenges faced by the company. The literature Review addresses the main strategic issues raised by the case. When combined with the case study, it helps guide class discussion around growth strategies and market dynamics within the highly fragmented and competitive escape game room market in Portugal. The analysis included in the Teaching Note concludes on proposed actionable next steps to address the firm´s challenges and appropriate growth strategies which include internationalization through franchising, prioritizing operational efficiency over innovation and capitalizing on network and strategic alliances.A dissertação apresenta o Estudo de Caso da Mission to escape e o seu atual dilema de decisão estratégica sobre a estratégia de crescimento adequada a seguir. O Caso aborda os desafios e as potenciais alternativas de crescimento de uma PME portuguesa que opera no nicho de mercado das salas de jogos de fuga. São analisadas diferentes estratégias de crescimento, tais como a penetração no mercado, a diversificação e a internacionalização. O Caso também explora os desafios estratégicos, operacionais e de mercado enfrentados pela empresa. A revisão da literatura aborda as principais questões estratégicas levantadas pelo caso. Quando combinada com o estudo de caso, ajuda a orientar a discussão na aula sobre estratégias de crescimento e dinâmicas de mercado no mercado altamente fragmentado e competitivo das salas de jogos de fuga em Portugal. A análise incluída na Nota de Ensino conclui com a proposta de próximos passos para enfrentar os desafios da empresa e estratégias de crescimento apropriadas, que incluem a internacionalização através de franchising, dando prioridade à eficiência operacional em detrimento da inovação e capitalizando em redes e alianças estratégicas.engGrowth strategyMarket penetrationDiversificationInternationalizationEntertainment industryEstratégia de crescimentoPenetração no mercadoDiversificaçãoInternacionalizaçãoIndústria do entretenimentoMTE growth strategy : how do we escape from here?Estratégia de crescimento do MTE : como saímos daqui?master thesis203731123