Gonçalves, Diana Isabel AdrianoDebono, Christian2021-06-042021-06-042021-02-022020http://hdl.handle.net/10400.14/33432Esta dissertação tem como objetivo analisar a evolução do jazz, um género musical outrora célebre entre o público mas que hoje é, provavelmente, considerado elitista por muitos. Porque é que o jazz era mais popular no passado? Porque é que tende a existir uma perceção elitista do mesmo nos dias que correm? Estarão os artistas contemporâneos, diretores artísticos e programadores a tentar contrariar esta atitude a respeito deste género musical, e se sim, como? Estas questões serão respondidas através de um estudo socio-histórico do jazz, com uma referência direta à programação dos festivais contemporâneos do género. Além disso, será feita uma análise da forma como a cultura popular se está a infiltrar nesta forma de arte e de como esta pode ser usada para alcançar um público maior. Nesta dissertação, será discutida de perto a maneira como festivais e artistas fazem uso da novidade para alcançar um público mais amplo de forma a que possamos eventualmente apresentar ideias de como o jazz se pode tornar mais acessível na sociedade contemporânea. Tal estudo será levado a cabo através de vários métodos de pesquisa, especialmente a análise qualitativa de literatura que aborda o tema, entrevistas a profissionais de jazz, reflexão pessoal sobre esta arte e a análise de dados quantitativos. Tudo isto levarnos- á a considerar a noção de re-acessibilidade, um conceito que emergiu ao longo do desenvolvimento desta dissertação.This dissertation aims to analyse the evolution of jazz, a musical genre that was once popular with audiences but is, arguably, presently considered by many to be elitist. Why was jazz more popular with a wider audience in the past? Why does it tend to have an elitist perception nowadays? Are contemporary artists, artistic directors, and programmers trying to break these attitudes towards the genre, and if so, how? These questions will be answered through a socio-historical study of jazz, while directly referencing contemporary festivals programming of the art form. Further to this, an analysis of the way popular culture is infiltrating this art form and how this can be used to reach a wider audience will be carried out. In this dissertation, a close insight into the methods of how festivals and artists are delving into novelty to reach a wider audience will be discussed to eventually offer insights of how jazz could be made more accessible in contemporary society. Such a study will be carried out through various research methods, mainly through qualitative analysis of literature dealing with the subject, interviews with jazz practitioners, my observation of the art form, and an analysis of quantitative data. All of this will then lead us to look at reaccessibility, a concept which emerged through the development of this dissertationengJazzMúsicaCultura popularFestivais(Re-)acessibilidadeMusicPopular cultureFestivals(Re-)accessibilityIs yesterday´s popular genre today´s elitist art form? : the analysis of the evolution of Jazz through contemporary festivalsmaster thesis202723895