Marques, Luís Manuel DionísioTeixeira, Jorge Paulo Pinhal2024-01-162024-01-162023-10-182023-05http://hdl.handle.net/10400.14/43615No período entre março de 2019 até início de 2022 podemos afirmar que o mundo foi dominado pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-COV-2, que teve consequências avassaladores ao nível da saúde e a nível socioeconómico. Os negócios sentiram a necessidade de modificar os seus procedimentos bem como as estratégias até então definidas com vista a mitigar a propagação do vírus. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da pandemia, durante o período pré e pós pandémico ao nível da estratégia empresarial focando nas ferramentas mais utilizadas pelas empresas, no contexto português. Partindo deste objetivo geral, pretendesse determinar: (i) o possível impacto pandémico ao nível da gestão empresarial; (ii) a capacidade de adaptação por parte das empresas. A metodologia adotada é de natureza quantitativa e a amostra não probabilística por conveniência é composta por 53 empresas nacionais que preencheram um questionário online na plataforma Google forms. Os resultados evidenciam, que de uma as ferramentas mais procuradas são a análise SWOT, brainstorming, benchmarking e ainda os meetings estratégicos como mais utilizadas nas empresas em portuguesas presentes na amostra. Deste estudo, decorrem implicações relevantes para a prática, no sentido de em que é possível verificar o aparecimento de ferramentas como a análise de cenários, maior adesão ao home office e ainda a meetings mais estratégicos que até então não eram tão mencionados na literatura, e que se tornaram importantes no período pandémico, dotando assim as empresas de informação privilegiada no momento da tomada de decisão.From March 2019 to early 2022, the world was gripped by the SARS-COV-2 pandemic, which had devastating health and socioeconomic consequences. Businesses felt the need to modify their procedures as well as the strategies defined until then in order to mitigate the spread of the virus. This study aims to analyze the impact of the pandemic, during the pre and post pandemic period, on business strategy, focusing on the tools most used by companies in the Portuguese context. Based on this general objective, we intend to determine: (i) the possible impact of the pandemic on business management; (ii) the ability of companies to adapt. The methodology adopted is quantitative in nature and the non-probabilistic convenience sample is composed of 53 national companies that filled out an online questionnaire on the Google forms platform. The results show that the most sought-after tools are SWOT analysis, brainstorming, benchmarking and strategic meetings as the most used in Portuguese companies in the sample. This study has relevant implications for practice, in the sense that it is possible to verify the emergence of tools such as scenario analysis, greater use of home office and even more strategic meetings, which until then were not so often mentioned in the literature, and which became important during the pandemic period, thus providing companies with privileged information at the time of decision making.porCoronavírus SARS-COV-2Estratégia empresarialFerramentas estratégicasSARS-COV-2 coronavirusBusiness strategyStrategic toolsFerramentas do planeamento estratégico na gestão empresarial e a sua capacidade de adaptação ao contexto pandémicomaster thesis203439228