Morais, Carlos António Saraiva BizarroSilva, Maria Isabel Gonçalves da2019-04-082018-07-252018http://hdl.handle.net/10400.14/27326Este relatório apresenta a investigação teórica e a prática de estágio realizadas e as quais se debruçaram sobre as potencialidades da cor no ensino de artes visuais. Este tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as potencialidades da cor e implementar uma intervenção pedagógica que incorpora atividades que permitem abordar as potencialidades da cor, particularmente a dimensão afetiva e emocional da cor. A parte teórica traduz-se na investigação concetual do tema que subjaz ao trabalho - as potencialidades da cor no ensino de artes visuais - e por isso, aborda o ensino das artes visuais, nomeadamente a sua importância para a formação e desenvolvimento completos do aluno, mas também aborda a temática da cor, destacando as suas diversas potencialidades. A metodologia adotada é de cariz qualitativo, tendo-se recorrido ao questionário como principal instrumento de recolha de dados. Assim, na parte prática e pedagógica apresenta-se a intervenção realizada numa escola do Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira – Guimarães, a qual é fundamentada pela primeira parte, a parte teórica e justificada pelas necessidades dos alunos. Não só se apresenta a intervenção realizada, como se elencam os procedimentos adotados, a amostra e os resultados dos questionários que permitem aferir o impacto da intervenção na turma. Os resultados revelam que os alunos melhoraram significativamente o seu conhecimento em matéria de cor e das suas potencialidades, tendo aderido de forma massiva à intervenção e classificando a mesma de adequada, interessante e divertida. Conclui-se que o ensino das artes visuais é fundamental, e a temática da cor deve ser mais explorada e aprofundada, de modo a possibilitar aos alunos um desenvolvimento e uma formação global.This report presents the theoretical research and internship practice carried out and which focused on the potentialities of color in the teaching of the visual arts. Its main objective is to deepen students' knowledge about the potentialities of color and to implement a pedagogical intervention that incorporates activities that allow us to address the potentialities of color, particularly the affective and emotional dimension of color. The theoretical part is the conceptual investigation of the subject that underlies the work - the potentialities of color in the teaching of visual arts - and therefore, it addresses the teaching of the visual arts, namely its importance for the complete formation and development of the student, but also addresses the theme of color, highlighting its various potentialities. The methodology adopted is of a qualitative nature, and the questionnaire has been used as the main data collection instrument. Thus, in the practical and pedagogical part is presented the intervention carried out in a school of the Grouping of Schools Prof. João de Meira - Guimarães, which is based on the first part, the theoretical part and justified by the needs of the students. Not only is the intervention performed, but also the procedures adopted, the sample and the results of the questionnaires that allow to assess the impact of the intervention in the class. The results show that the students have significantly improved their knowledge of color and their potential, having joined the intervention in a massive way and classifying it as appropriate, interesting and fun. It is concluded that the teaching of the visual arts is fundamental, and the subject of color must be more explored and deepened, so as to enable students to develop and form a global education.porArtes visuaisCorIntervençãoVisual artsColorInterventionA descoberta das potencialidades da cor no ensino de artes visuaismaster thesis201956110