Martins, Luís GustavoCordeiro, JoãoJoaquim, VítorSoberano, João Duarte Paiva Ribeiro2012-03-082012-03-0820112011http://hdl.handle.net/10400.14/8053O nascimento e progresso da sonoridade Dub são na presente dissertação estudados sob um olhar atento orientado, sobretudo, aos processos tecnológicos envolvidos na sua produção. Como resultado, além de um levantamento exaustivo sobre o tema proposto, são analisadas diferentes metodologias no ramo da captação, processamento, mistura, gravação vinil e divulgação da obra. Sendo o Dub uma forma de produção (ou reprodução) musical claramente enquadrada no contexto do Studio-art, a sua história (principais acontecimentos, artistas relacionados e equipamento utilizado) e análise interpretativa (os efeitos que esta iniciativa produziu na forma e estrutura da música) servirão para compreender e propor todo um conjunto de características que influenciaram a música de ontem e hoje. Neste estudo é ainda dado especial foco à implementação de processos estritamente tecnológicos na produção Dub, de que forma poderão ser ou não tidos como contraditórios da ideologia outrora criada, e à discussão se será justo afirmar que a nova vertente Digital Dub se enquadra ainda na estrutura desenvolvida no início da década de 70. Como resultado, será ainda detalhado o desenvolvimento de um Software autónomo de distribuição gratuita – Dub-it -, cuja principal função é a de proporcionar um novo conceito de mistura para produtores e simples entusiastas musicais, planeado para utilização ao vivo ou em estúdio.porDubSoundsystemSoftwareDub-itDubplate40 anos de produção Dub : da tradição analógica à tecnologia digital : design de som : 2010-11master thesis