Gonçalves, DanielaPinto, Mariana2017-07-182017-07-182014Gonçalves, Daniela, Pinto, Mariana (2014). Funções do Supervisor Pedagógico: Contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada. In Flores, M. A., Coutinho, C., & Lencastre, J. A. (org.) (2014) Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem [Braga, Outubro 2014]. (51-59). Braga: CIEC, UMinho9789728952303http://hdl.handle.net/10400.14/22568Apresentar-se-á as expectativas e as necessidades dos docentes do segundo e terceiro ciclos do ensino básico relativamente às funções do supervisor pedagógico numa instituição de ensino particular. É nossa convicção que estas funções do supervisor são promotoras do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, bem como do desenvolvimento institucional. No que respeita à metodologia utilizada, optamos pela abordagem interpretativa, no âmbito de um paradigma de investigação qualitativa, utilizando o inquérito por entrevista e a análise documental. Com os resultados desta investigação é possível realçar a emergência do papel do supervisor para estes ciclos de ensino, de modo a garantir o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, promover mecanismos de auto e hetero regulação, desenvolvendo planos de melhoria e contribuindo para a mudança da sua ação pedagógica, para a promoção do sucesso dos alunos e para a melhoria da instituição. Com efeito, é apresentado um conjunto de funções exequíveis para a função do supervisor na construção do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, tendo em conta os resultados da investigaçãoporFunções do supervisor pedagógicoDesenvolvimento profissionalQualidade organizacional.Funções do Supervisor Pedagógico: Contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privadaconference object