Nunes, Maria Vânia SilvaBarros, Mariana Pereira dos Santos de Carvalho2024-04-222024-04-222023-12-062023http://hdl.handle.net/10400.14/44716Introdução: O estudo do envelhecimento cognitivo normal tem mostrado cada vez mais importância uma vez que o declínio cognitivo é uma das principais causas de vulnerabilidade do sistema nervoso, principalmente no córtex pré-frontal, originando alterações nas Funções Executivas. Estas funções são de elevada relevância no quotidiano de qualquer indivíduo, com um papel essencial nas tarefas do dia a dia, sendo vulneráveis a declínio em idades mais precoces e mais acentuado a partir dos 70 anos. Um dos principais fatores, relacionados com o envelhecimento, que tem influência nas Funções Executivas é a Reserva Cognitiva, que permite que os sujeitos com maior reserva consigam lidar com a mesma quantidade de lesão de forma mais eficiente através da utilização de diferentes estratégias cognitivas. Dentro dos principais indicadores associados à Reserva Cognitiva, estão os avaliados pelo Cognitive Reserve Index questionnaire (CRIq), instrumento de quantificação da reserva cognitiva frequentemente utilizado. Para além dos 3 fatores, Escola, Trabalho e Tempo Livre, também têm vindo a ser referidos alguns construtos como o Envolvimento Social e o Estado de Humor. Como tal, o objetivo do presente estudo passa verificar qual a contribuição de cada fator, Escola, Trabalho, Tempo Livre, Envolvimento Social e Estado de Humor nas Funções Executivas de pessoas idosas cognitivamente saudáveis. Metodologia: A amostra deste estudo, não-aleatória por conveniência, foi composta por 30 participantes considerados cognitivamente saudáveis, tendo idades compreendidas entre os 60 e os 88 anos. Foram utilizados 3 questionários, o CRIq, o Perfil de Estados de Humor (POMS), o Questionário de Situações Sociais 2 (QSS2) e 4 provas neuropsicológicas, Trail Making Test (TMT) A e B, Stroop, Dígitos e Símbolos e Sequência de Letras e Números, utilizando várias Regressões Lineares Múltiplas. Resultados: O modelo não demonstrou ser significativo para a amostra global, mas sim para os indivíduos com idade igual ou superior a 70 anos, tendo-se verificado que as variáveis independentes que tiveram um contributo significativo foram o Tempo Livre, Envolvimento Social e o Estado de Humor, porém o Envolvimento Social teve uma contribuição negativa, resultado contrário ao esperado. Conclusões: A Reserva Cognitiva parece ter uma influência positiva no desempenho executivo, assim como descrito na literatura, e os indicadores Tempo Livre, Envolvimento Social e Estado de Humor contribuíram significativamente para explicar a variabilidade das pontuações nas Funções Executivas, particularmente em idosos mais velhos, o que corrobora com alguns estudos anteriores, não tendo a Escola e a Ocupação contribuído de forma significativa.Introduction: The study of normal cognitive aging has shown increasing importance since cognitive decline is one of the main causes of vulnerability of the nervous system, especially in the prefrontal cortex, leading to changes in Executive Functions. These functions are of high importance in the daily life of any individual, with an essential role in daily tasks, being vulnerable to decline at earlier ages and more accentuated from the age of 70. One of the main factors related to aging and that has an influence on Executive Functions is Cognitive Reserve which allows subjects with greater reserve to be able to deal with the same amount of injury more efficiently through the use of different cognitive strategies. Among the main indicators associated with Cognitive Reserve are those assessed by the Cognitive Reserve Index questionnaire (CRIq), which is the one of the most frequently used instruments for quantifying cognitive reserve. In addition to these 3 factors, School, Work and Leisure Time, some constructs such as Social Engagement and Mood State have also been mentioned. Therefore, the aim of the present study is to verify the contribution of each factor, School, Work, Leisure Time, Social Involvement and Mood in the Executive Functions of cognitively healthy elderly individuals. Methodology: The sample of this study, non-randomized by convenience, was composed of 30 participants considered cognitively healthy, aged between 60 and 88 years. Three questionnaires were used, the CRIq, the POMS, the QSS2 and 4 neuropsychological tests, TMT A and B, Stroop, Digits and Symbols and Sequence of Letters and Numbers, and Multiple Linear Regressions were performed. Results: The model did not prove to be significant for the overall sample, but it was significant for individuals aged 70 years and over and it was found that the independent variables that had a significant contribution were Leisure Time, Social Engagement and Mood State, however Social Engagement had a contribution contrary to what was expected. Conclusions: Cognitive Reserve seems to have a positive influence on executive performance, as described in the literature, and the indicators Leisure Time, Social Engagement and Mood State contributed significantly to explain the variability of scores in Executive Functions, particularly in older adults, which corroborates with some previous studies, on the other and Education and Working Activity did not contribute significantly.porReserva cognitivaFunções executivasCRI-TempoLivreEnvolvimento socialEstados de humorCognitive reserveExecutive functionsCRI-LeisureTimeSocial engagementMood statesA influência da reserva cognitiva, do envolvimento social e do estado de humor, nas funções executivas em pessoas idosas saudáveisThe influence of cognitive reserve, social involvement and state of humor, on executive functions in healthy elderly individualsmaster thesis203510585