Braga, João NizaGonçalves, Duarte Maria Ferreira Saraiva Pinto2022-09-162022-09-162022-05-042022-03http://hdl.handle.net/10400.14/38910Due to the pandemic situation we are living in, people started running more, as it was one of the few ways they could leave their houses. As people started to add this to their routines, also started monitoring each run with a mobile application. When choosing this app, people were expected to choose and to use the most known apps, related to sports brands, mostly free, as there are a lot of different apps in the market. This dissertation aims to identify what are the factors that lead people to choose, for running, one app over the enormous amount of apps in the digital world. An online survey was run, involving 123 participants ready to help understand this problem. By giving participants different types of brands and reviews, and distinct prices, it had the purpose to understand the impact these features have on people’s choices, as these are some of the main variables for apps’ decision-making. The study showed that participants chose the brand over reviews, independently of the price given. People mainly wanted sports brands, as these are more related to the topic of study – running. When a good app with a different brand was purposed, people tended not to choose it, as there was always an app with a brand that was more trusted and more related to the topic of study.Devido à situação pandémica que estamos a viver, as pessoas começaram a correr mais, como era uma das poucas maneiras que podiam sair de casa. À medida que as pessoas começaram a juntar isto às suas rotinas, começaram também a monitorizar cada corrida com uma aplicação para o telemóvel. Ao escolher esta aplicação, esperava-se que as pessoas escolhessem e usassem as aplicações mais conhecidas, relacionadas com marcas de desporto, maioritariamente gratuitas, uma vez que existem muitas aplicações diferentes no mercado. Esta dissertação pretende identificar quais foram os fatores que levaram as pessoas a escolher, para corrida, uma aplicação dentro da enorme quantidade de aplicações no mundo digital. Foi realizado um inquérito online, envolvendo 123 participantes prontos a ajudar a compreender este problema. Ao dar aos participantes diferentes tipos de marcas e revisões, e preços distintos, houve o propósito de compreender o impacto que estas características têm nas escolhas das pessoas, uma vez que estas são algumas das principais variáveis para a tomada de decisão de aplicações. O estudo demonstrou que os participantes escolheram a marca em vez das revisões, independentemente do preço dado. As pessoas queriam principalmente marcas desportivas, uma vez que estas estão mais relacionadas com o tema do estudo - corrida. Quando se apresentava uma boa aplicação com uma marca diferente, as pessoas tinham tendência a não a escolher, uma vez que havia sempre uma aplicação com uma marca mais confiável e mais relacionada com o tema de estudo.engMobile applicationsAppsDecision-makingConsumer behaviorRunningBrandReviewsInvolvementImpactFactorsAplicações de telemóvelTomada de decisãoComportamento do consumidorCorridaMarcaRevisõesEnvolvimentoImpactoFatoresRunning app’s decision-making factors : the impact of branding on the digital worldmaster thesis203038576