Marques, RitaRicardo, Inês Soares2024-07-112024-07-112019-11-252019http://hdl.handle.net/10400.14/45746O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e tem como objetivo, descrever e fundamentar as competências especializadas, adquiridas na prestação de cuidados à pessoa e respetiva família, ao longo do percurso formativo para a obtenção do grau de mestre e título de enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este trabalho assenta numa metodologia crítico-reflexiva sobre a prática desenvolvida em dois contextos distintos: Serviço de Urgência Geral (SUG) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O desenvolvimento pessoal e profissional nos dois contextos significou o crescimento e maturação de competências, não deixando de parte o desafio que é a imprevisibilidade do cuidado à pessoa em situação crítica. Como matriz conceptual do relatório, considera-se a Teoria da Transição de Meleis, que tem como foco dos cuidados de enfermagem, a Pessoa e sua Família, que está em constante interação com o ambiente, e que necessita de um elemento facilitador – enfermeiro, através de intervenções de enfermagem - da transição saúde-doença, para a vivenciar positivamente. O tema central deste relatório refere-se às intervenções de enfermagem na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), tema percecionado, ao longo do estágio de Vigilância e Decisão Clínica, como necessidade de maturação de competências pessoais. Neste sentido, surge a realização da Revisão Sistemática de Literatura, como meio de fundamentação para a melhoria e adoção de práticas seguras, que consequentemente significa a melhoria da qualidade de cuidados prestados aos doentes. Ainda, desenvolvi atividades relacionadas com a abordagem à Via Aérea, dada a necessidade formativa sentida nos contextos de estágio por parte das equipas integrantes, deixando assim o meu contributo para a melhoria dos cuidados prestados através da formação entre pares. Em suma, o presente relatório engloba todo o percurso desta caminhada de crescimento pessoal e profissional, descrevendo e refletindo as experiências vividas e competências adquiridas, assim como as dificuldades sentidas e quais as estratégias utilizadas. Deixo assim, a perspetiva de que o enfermeiro especialista é tido como um agente de mudança e um modelo de referência na prestação de cuidados de excelência à Pessoa em Situação Crítica e sua Família.As part of Nursing Masters Course in area of Specialization in Medical-Surgical Nursing, comes the preparation of this report in order to describe and groud the specialized skills acquired through nursing care provided, to the person and her family, over the training to obtain the master's degree and the title of Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing. This work is based on a critical-reflexive methodology on the practice developed in two different contexts: General Emergency Service and National Institute of Medical Emergency. The personal and professional development in both contexts meant the growth and maturation of competences, not leaving aside the challenge that is the unpredictability of care to the person in critical situation. The conceptual matrix of the report is the Meleis Transition Theory, which focuses nursing care on the Person and her Family. They are in constant interaction with the environment, and need a facilitating element – nurse with interventions - to the health-disease transition, in order to experience it positively. The central theme of this report refers to nursing interventions in the prevention of VAP, a perceived theme as a need for maturation of personal skills, throughout the trainning of surveillance and clinical decision. In this sense, the Systematic Review arises as basis for the improvement and adoption of safe practices which consequently means improving the quality of care. In a second moment, I developed activities related to Airway approach, given the formative need felt in the internship contexts by the team members, thus leaving my contribution to improving the care provided through peer training. In short, this report encompasses the whole journey of personal and professional growth, describing and reflecting the lived experiences and acquired competences, as well as the difficulties experienced and the strategies used. Thus, I leave the perspective that specialist nurses are considered a changing agent and a reference of excellence caring.porCuidados de enfermagemPneumonia associada à ventilaçãoPrevençãoNursing carePneumonia ventilator associatedPreventionPneumonia associada à ventilação mecânica : prevenção ao alcance dos cuidados de enfermagemPneumonia ventilator-associated : prevention, the scope of nursing caremaster thesis202976661