Magalhães, Sérgio Tenreiro dePonte, FilomenaGonçalves, Lia Vanessa Machado2013-07-172013-07-172011http://hdl.handle.net/10400.14/11986As novas tecnologias são a realidade do nosso quotidiano. Em crescente expansão e desenvolvimento, dia após dia, sentimos que elas moldam as nossas experiências, desde as mais pessoais até àquelas que fazem parte do campo profissional. Na educação vários estudos e ensaios têm sido realizados, comprovando que as TIC têm uma influência directa na aquisição de competências e no desenvolvimento das aprendizagens. São apelativas e estimulantes, quer pela variedade de recursos quer pela forma como se apresentam. O software educativo assume, então, um papel de relevo, na medida em que procura, de forma lúdica e criativa, possibilitar uma forma de ensino mais «actual», mais «moderna». Esta investigação debruçou-se sobre uso do software educativo em alunos com autismo no 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes alunos, com necessidades específicas, intuem o mundo que os rodeia de uma forma própria. A utilização regular de software adequado pode contribuir para o esbater das dificuldades que apresentam. Todavia, para que isto se torne viável, é necessário que os docentes estejam preparados e disponham dos recursos necessários para utilizar as TIC em prol destes alunos. Fruto de um trabalho de pesquisa e investigação, foi pedida a colaboração a uma amostra de docentes do 1º C.E.B. de Portugal Continental, para se averiguar em que situação se encontra o uso de software educativo em alunos com autismo nas escolas portuguesas do 1º ciclo. Os resultados obtidos neste estudo indicam que há, ainda, um longo caminho a percorrer no que concerne ao uso do software educativo em alunos com autismo, em contexto de sala de aula. Os professores, que integram esta amostra não possuem as condições necessárias para desenvolver a sua actividade, permitindo uma mudança no paradigma da educação em alunos com estas características.New technologies are the reality of our quotidian. In rising expansion and development, day after day, we feel that they shape our experiences, from those most personal to those in the professional field. In education several studies and rehearsals have been made, proving that the ICT have a direct influence in the acquisition of skills and in the development of the apprenticeship. They are appellative and stimulant due to the variety of resources and the forms in which they are presented. The educational software assumes, therefore, an important role, in the sense that, in a playful and creative way, it seeks to enable a more «current», more «modern» way of education. This investigation was focused in the use of educational software in students with autism in 1º Ciclo do Ensino Básico (elementary school). These students, with special needs, intuit the world around them in their own way, and the appropriate software, used regularly, may contribute to diminish the difficulties that they present. For this to become viable however, it is necessary for the teachers to be prepared and to have the necessary resources to use the ICT in favor of these students. As a result of a work of research and investigation, collaboration was asked to a sample of teachers of the 1º C.E.B. (elementary school) of Continental Portugal, to determine in which situation the educational software is currently used in students with autism in the Portuguese elementary schools. The results achieved in this study indicate that there is still a long way ahead for the use of educational software in students with autism in the classroom context. The teachers who compose this sample do not have the necessary conditions to develop their activity, or to allow a change in the education paradigm of students with these characteristics.porNecessidades Educativas EspeciaisAutismoTecnologiaSoftware educativoSpecial Educational NeedsAutismTechnologyEducational softwareO uso de software educativo em contexto de ensino : aprendizagem em alunos com autismomaster thesis