Baptista, Isabel Maria de CarvalhoMoreira, Licínia Manuela Couto2022-05-132022-05-132022-02-162021-10http://hdl.handle.net/10400.14/37556O presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização Pedagogia Social, e intitula-se «Pedagogia da Dádiva e Intervenção Social – um estudo de caso». O estudo pretendeu compreender em que medida o princípio da Dadiva, enquanto valor social primacial, está presente nas dinâmicas de intervenção socioeducativa. Para encontrar resposta para esta preocupação, do ponto de vista teórico recorremos a um processo de revisão bibliográfica centrado na explicitação concetual sobre noções de dádiva, relação humana e intervenção socioeducativa. Do ponto de vista empírico, optou-se por um estudo de caso, referente a um projeto de desenvolvimento sociocomunitário em concreto, enquadrado pelo paradigma interpretativo, tendo por base o recurso à pesquisa documental e a realização de entrevistas aberta. No essencial, e tal como surge exposto, os dados recolhidos e analisados permitiram concluir sobre a pertinência da dádiva enquanto valor de intervenção, numa perspetiva de pedagogia social.The present work corresponds to a dissertation presented to the Portuguese Catholic University, Faculty of Education and Psychology to obtain a Master´s degree in Educational Sciences- specialization in Social Pedagogy and is entitled «Gift Pedagogy and Social Intervention- a case study». The study aimed to understand to what extent the principle of the Gift, as a primary social value, is present in the dynamics of socio-educational intervention. To find an answer to this concern, from a theoretical point of view, we resorted to a bibliographic review process centered on conceptual explanation of the notions of gift, human relationship, and socio-educational intervention. From an empirical point of view, a case study was chosen, referring to a concrete socio-community development project, framed by the interpretive paradigm, based on the use of documentary research and open interviews. In essence, and as shown above, the data collected and analyzed allowed us to conclude on the relance of donation as an intervention value, from a pedagogical perspective.porDádivaPedagogia SocialRelação HumanaIntervenção SocioeducativaGiftSocial pedagogyHuman relationshipSocial-educational interventionPedagogia da dádiva e intervenção socioeducativa : um estudo de casomaster thesis202961915