Costa, Marisa Raquel da SilvaCarneiro, Alexandra Manuela PaivaDias, Telma Maria Marques2023-04-112023-10-112022-11-112022-10http://hdl.handle.net/10400.14/40796De acordo com a literatura, é cada vez mais relevante o estudo acerca de projetos educacionais na natureza, bem como o estudo do seu impacto ao nível da saúde mental, do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi de caracterizar uma amostra de 359 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de 9 escolas que integraram e que não integraram o projeto educativo “a Natureza é a Melhor Sala de Aula” (NSA), em relação ao seu envolvimento escolar e atitudes e comportamentos pró-ambientais, isto em função do género, ano de escolaridade e participação no projeto NSA. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos presencialmente nas escolas. A recolha de dados envolveu o preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, do questionário EAE-E4D e da escala Atitudes e Comportamentos Pró-ambientais. Os principais resultados indicam que as raparigas apresentaram mais atitudes e comportamentos pró-ambientais, bem como os alunos que participaram no projeto educativo NSA que apresentam um maior envolvimento com a escola. Observaram-se ainda correlações significativas entre dimensões do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais.According to the literature, it is increasingly relevant to study educational projects in nature, as well as the study of their impact on mental health, school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors. Therefore, the objective of this study was to characterize a sample of 359 students from the 3rd Cycle of Basic Education (CEB), aged between 10 and 16 years, from 9 schools that integrated and did not integrate the educational project Nature is the Best Classroom (NSA), in terms of school involvement and pro-environmental attitudes and behavior, depending on gender, year of schooling and participation in the NSA project. A quantitative methodology was used and data were collected in person at schools. Data collection involved filling in a Sociodemographic Questionnaire, the EAE-D4D questionnaire and the Pro-environmental Attitudes and Behaviors scale. The main results indicate that the girls showed more pro-environmental attitudes and behaviors, as well as the students who participated in the NSA educational project show a greater involvement with the school. Significant correlations were also observed between dimensions of school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors.porAtitudes pró-ambientaisComportamentos pró-ambientaisAulas na naturezaEnvolvimento escolarPro-environmental attitudesPro-environmental behavioursClasses in natureSchool involvementEnvolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclomaster thesis203223888