Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesGarcia Ambrosio, Juan FranciscoAssunção, Maria Carolina Seixas Brito2023-03-162023-03-162023-03-102022http://hdl.handle.net/10400.14/40598O presente relatório pretende refletir sobre as potencialidades dos recursos educativos digitais e os benefícios da construção de um repositório de recursos educativos para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a partir de referenciais teóricos da área temática das Tecnologias da Educação e de uma hermenêutica teológica. No processo de ensino e aprendizagem, os professores utilizam uma vasta diversidade de recursos e estratégias pedagógicas adequados aos objetivos, às necessidades e aos interesses dos alunos. Face à evolução e influência da tecnologia digital, os recursos educativos digitais tornaram-se parte integrante desse processo. A disciplina de EMRC, enquanto membro constitutivo da comunidade escolar, não deve ficar à margem desta transformação, mas olhar para ela como uma oportunidade para o cumprimento da sua missão educativa. Nesse sentido, este trabalho propõe a criação de um repositório digital aberto de recursos educativos para a disciplina de EMRC, no qual o professor é convidado a participar, dialogar, colaborar e contribuir para o crescimento do grupo, numa atitude de solidariedade ao serviço do bem comum. O objetivo deste repositório é reunir, armazenar e disponibilizar conteúdos de licença aberta da área temática da disciplina de EMRC disponibilizados por organizações parceiras e/ou docentes; fomentar a participação e colaboração ativa dos utilizadores no repositório, através da criação, utilização, modificação, partilha e avaliação de recursos educativos com qualidade científica, pedagógica, didática e gráfica para a disciplina de EMRC.This report intends to reflect on the potentialities of digital educational resources and the benefits of building a repository of educational resources for the discipline of Catholic Moral and Religious Education (EMRC) from theoretical references in the thematic area of Education Technologies and a theological hermeneutics. In the teaching and learning process, teachers use a wide range of pedagogical resources and strategies appropriate to the objectives, needs and interests of students. In view of the evolution and influence of digital technology, digital educational resources have become an integral part of this process. The discipline of Catholic Moral and Religious Education (EMRC), as a constitutive member of the school community, should not be on the sidelines of this transformation, but should look at it as an opportunity for the fulfillment of its educational mission. In this sense, this work proposes the creation of an open digital repository of educational resources for the discipline of EMRC, in which the EMRC teacher is invited to participate, dialogue, collaborate and contribute to the growth of the group, in an attitude of solidarity at the service of the common good. The purpose of this repository is to gather, store and make available open license content of the thematic area of the discipline of EMRC disponibilized by partner organizations and / or teachers; encourage the participation and active collaboration of users in the repository, through the creation, use, modification, sharing and evaluation of educational resources with scientific, pedagogical, didactic and graphic quality for the discipline of EMRC.porRecursos educativos digitaisEducação Moral e Religiosa CatólicaRepositório digitalDigital educational resourcesDigital repositoryRepositório digital de recursos educativos para a disciplina de EMRCmaster thesis203250427