Nunes, Maria Vânia Rocha da SilvaPereira, Norberto Firmino CardosoTavares, Joana Cardoso Jesus de Matos2022-04-132022-04-132021-04-082021http://hdl.handle.net/10400.14/37310Enquadramento Teórico: Os traumatismos cranioencefálicos (TCE) causam várias mazelas entre as quais, quase sempre presente, estão os défices cognitivos. Estes défices, por sua vez, podem manifestar-se em diferentes funções, sendo frequentemente encontrados no funcionamento executivo. Um dos melhores testes neuropsicológicos para avaliar as funções executivas é o Wisconsin Card Sorting Test (WCST), já que força a procura de uma forma correta de responder e a adaptação às exigências que se vão alterando. Existem fatores que podem influenciar o funcionamento executivo após TCE. Neste trabalho, pretendeu-se estudar a relação entre a idade, a escolaridade, o tipo de lesão e a gravidade da lesão com o desempenho executivo. Método: A amostra foi recolhida a partir de uma base de dados clínica, sendo composta por 26 participantes, com idades, aquando a avaliação neuropsicológica, entre os 18 e os 69 anos e escolaridade entre os 4 e os 17 anos. Foram selecionados da base de dados os sujeitos com o diagnóstico de TCE e que tinham completado o WCST na avaliação neuropsicológica realizada na clínica. Resultados: Uma regressão linear permitiu constatar que a escolaridade permite predizer a percentagem de respostas perseverativas apresentada no WCST. Os restantes fatores estudados – idade, tipo de lesão e gravidade da lesão – não revelaram uma relação estatisticamente significativa com o desempenho no WCST. Discussão: A escolaridade parece ser um preditor do funcionamento executivo após TCE, nomeadamente no que diz respeito à perseveração, isto é, à inflexibilidade cognitiva. O nível académico revela-se assim como um fator protetor contra os efeitos negativos do TCE nas funções executivas. Já a idade parece não ter essa influência. O tipo de lesão – lesão difusa ou lesão focal – não se revelou um fator influente do funcionamento executivo após TCE, reforçando a ideia de que este poderá depender mais das zonas lesionadas e não tanto do tipo de lesão. Por sua vez, a gravidade da lesão, medida através da Escala de Coma de Glasgow (GCS), não se verificou relevante para o desempenho, o que levanta questões acerca da utilização desta escala com única medida de predição do estado funcional após TCETheoretical Background: Traumatic brain injuries (TBI) cause a variety of sores in between which, almost always present, are cognitive deficits. These deficits can manifest themselves in different functions, being frequently found in executive functioning. One of the best neuropsychological testes to evaluate executive functions is Wisconsin Card Sorting Test (WCST), as it forces the search of a correct way to answer and adaptation to the changing requirements. There are factors that can influence the executive functioning after TBI. In the present work, we intend to study the relationship between age, years of schooling, type of injury and severity of injury with executive performance. Method: The sample was collected from a clinical database, being consisted of 26 participants, with ages, when the neuropsychological evaluation, between 18 and 69 years old and years of schooling between 4 and 17. From the data base were selected subjects with the diagnosis of TBI that had completed the WCST in the neuropsychological evaluation performed in the clinic. Results: A linear regression allowed the verification that the years of schooling can predict the percentage of preservative responses in the WCST. The other studied factors – age, type of injury and severity of injury – did not reveal a significant relationship with the performance on WCST. Discussion: The years of schooling seem to be a predictor of executive functioning after TBI, namely with regards to perseveration, that is, cognitive inflexibility. Academic level is revealed as a protector factor against the negative effects of TBI in executive functions. Age does not seem to have that influence. The type of injury – diffuse injury or focal injury – did not reveal to be an influential factor in executive functioning after TBI, reenforcing the idea that it could depend more of the injured areas rather than the type of injury. The severity of the injury, measured by the Glasgow Coma Scale (GCS), didn’t reveal to be relevant to the performance, which suggests questions as to if the use of GCS as the only source of prediction of the functionality after TBI is correct.porTraumatismo cranioencefálicoFunções executivasWCSTTraumatic brain injuryExecutive functionsFatores que influenciam o desempenho no WCST na população com traumatismo cranioencefálicomaster thesis202898164