Orvalho, LuísaAlonso, Luísa2013-06-202013-06-202011ORVALHO, Luísa; ALONSO, Luísa - A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. . Vol. 10 (2011), p. 77-1181645-4006http://hdl.handle.net/10400.14/11506A inovação curricular refere-se tanto aos processos de conceção do currículo, como aos do seu desenvolvimento. Este artigo apresenta uma súmula da investigação de âmbito de Doutoramento em Ciências da Educação1 – uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, assente numa abordagem metodológica de aproximação à investigação-ação colaborativa (I-AC), efetuada em duas escolas secundárias públicas (ESP), nos anos escolares 2008-09 e 2009-2010. Com o estudo pretendeu-se identificar os constrangimentos e os fatores críticos de sucesso escolar que a generalização acelerada dos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário, gerou, bem como os planos de intervenção, de reestruturação e de melhoria de aplicação da estrutura curricular modular (EM) que será preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo teórico preconizado e posto em prática nas escolas profissionais. Utilizaram-se múltiplas técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, as notas de campo registadas num diário de bordo, as entrevistas presenciais, os guiões e roteiros de reflexão e a análise documental. A análise dos dados fez-se através da análise de conteúdo de todos estes registos. O referencial de análise adotado – O Modelo Integrado de Inovação para Gerir a Mudança Curricular na Escola Pública com Cursos Profissionais – assenta em quatro eixos: desenvolvimento curricular modular, desenvolvimento profissional dos professores, desenvolvimento organizacional da escola e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Considera-se que com esta pesquisa os objetivos inicialmente definidos foram amplamente alcançados, abrindo-se assim uma janela mais ampla para se poder observar a forma como a EM está a ser apropriada pelos professores e concretizada nas ESP e, deste modo, criar oportunidades para construir novas propostas de melhoria.porCursos profissionais nas escolas secundárias públicasEstrutura modularInovação e mudança curricular no ensino profissionalInvestigação-Ação Colaborativa (I-AC)A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativajournal article10.34632/investigacaoeducacional.2011.33322182-4614