Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasPina, Rui Pedro Trindade2024-04-262024-04-262022-11-182022http://hdl.handle.net/10400.14/44810O presente relatório surge no âmbito da 14ª edição do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. Tem como finalidade a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas ao longo do percurso académico, que contribuíram para a aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista nesta área, regulamentadas pela Ordem dos Enfermeiros. O ensino clínico foi realizado no serviço de cuidados intensivos de um centro hospitalar em Lisboa e num centro hospitalar israelita. A aquisição de novas competências, aliada ao desenvolvimento de outras detidas anteriormente como enfermeiro de cuidados gerais, visam o aperfeiçoamento de conhecimentos teóricos e práticos, de ordem técnica, científica, relacional e ética, na prestação de cuidados especializados à pessoa em situação crítica e sua família. Como tema central foi escolhido o trabalho de equipa e educação interprofissional nos cuidados de saúde, em particular, direcionados à pessoa em situação crítica. O fator humano relacionado com o trabalho de equipa é considerado a causa principal de eventos adversos preveníveis em saúde. Na pessoa em situação crítica, considerando a complexidade dos cuidados e a instabilidade hemodinâmica do doente, a ocorrência destes eventos a especial importância. Os programas de educação interprofissionais, ferramentas para o ensino e treino das equipas de saúde na promoção de uma prática colaborativa, estão associados a melhores performances, melhores cuidados prestados e maiores ganhos em saúde. Neste sentido, foram realizadas duas revisões da literatura com os temas “O uso de programas interprofissionais nos cuidados de saúde” e “TeamSTEPPSÒ e educação interprofissional no cuidado à pessoa em situação crítica”.This report is presented in the scope of 14th edition of the master’s degree in Nursing, specialization in Medical-Surgical Nursing, in terms of care for the Person in Critical Situation, from the Catholic University of Portugal, Health Science Institute. Its goal is the description and critical analysis of the activities developed to the acquisition of specific and common competencies of specialized nurse in this area, regulated by Nurses Order. The clinical teaching was realized in an intensive care unit of a healthcare center in Lisbon and in a healthcare campus in Israel. The acquisition of new skills and the development of others previously obtained, aimed the improvement of theory and practice knowledge, in the technical, scientific, relational and ethics domains, contributing for the quality of care delivered to the person in critical situation and his family. The central theme of this report is teamwork and interprofessional education in healthcare, particularly, in critical care situations. The human factor related to teamwork is the main cause of preventable adverse events in healthcare. In critical care context, due to complexity of care and the hemodynamic instability of patients, this subject is of special importance. The interprofessional education programs are tools to teach and train health care teams in collaborative practice promotion. They are associated with better care and better outcomes for the patients. In that way, there were developed two scoping reviews with the titles “The use of interprofessional education programs in health care” and “TeamSTEPPSÒ and interprofessional communication, in caring for people in critical situations”.porCompetênciaCuidados críticosEducação interprofissionalEnfermagem de cuidados críticosTrabalho de equipaCompetenciesCritical careCritical care nursingInterprofissional educationTeamworkTrabalho de equipa e educação interprofissional : um cuidado especializado à pessoa em situação críticaProne position in critically ill ventilated patients : a specialized caremaster thesis203464656