Estêvão, Carlos Alberto VilarCruz, Marina Lobarinhas de Miranda da2015-09-072015-09-072014-10-302014http://hdl.handle.net/10400.14/18156Neste relatório reflexivo e teoricamente fundamentado, pretende-se fazer uma reflexão global sobre a atividade desenvolvida de forma participativa, desde 2001 até ao presente, na instalação e evolução de um agrupamento de escolas atípico, com uma extensão territorial considerável e com um grande número de estabelecimentos. Além de uma breve história sobre a evolução do conceito de escola Primária/ 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e das formas de gestão, é dada ênfase aos modelos teóricos organizacionais na atual realidade escolar. Os órgãos de gestão, a sua composição, a sua evolução e os respetivos instrumentos de regulamentação burocrática do agrupamento de escolas, também merecem atenção, atendendo a que são basilares numa organização complexa, constituída por vários atores, como é uma organização escolar. A temática em reflexão é alvo de uma análise contextualizada, sendo caraterizado o agrupamento de escolas enquanto organização desde a sua formação até ao presente. O redimensionamento das estruturas de coordenação e de orientação educativa do 1.º CEB numa base territorial e não, somente, no grupo de docência, na sequência de um contrato de autonomia, é a experiência em análise. Na ótica de quem participa num órgão de gestão, são apontadas as debilidades e os aspetos mais críticos, as principais dificuldades sentidas no terreno, assim como a solução mais adequada para a formação das equipas de docentes com o objetivo de melhorar os indicadores de coesão, participação e trabalho cooperativo na vida escolar. Finalmente, são apontadas outras possibilidades, atendendo à reestruturação dos agrupamentos e à evolução do conceito de autonomia.porAgrupamentos de escolas e estruturas de orientação educativa : (in)adequação das estruturas de orientação educativa no 1.º ciclo de um agrupamento do distrito de Bragamaster thesis203018818