Silva, Susana Cristina Lima da Costa eRibeiro, Filipe Teixeira2021-12-202021-12-202021-07-132021-05http://hdl.handle.net/10400.14/36209O presente relatório de estágio foi elaborado em contexto de trabalho na FUCHS LUBRIFICANTES, Unip. Lda. e visa desenvolver um Plano de Marketing para o segmento de lubrificantes automotive em Portugal, com suporte numa estratégia industrial e Business-to-Business (B2B). O objetivo foi criar uma estratégia de marketing sustentada em procedimentos e ações tendo em vista um melhor relacionamento com os clientes já existentes, para assim prolongar a sua fidelização para com a empresa, e também com intuito de angariar novos apostando na divulgação e difusão da marca. Portanto, para atingir estes objetivos, primeiramente realiza-se uma descrição da empresa num conjunto de variáveis qualitativas e quantitativas com a ajuda do Modelo dos 7 S’s. De seguida, na tentativa de compreender o negócio e a envolvente do mercado onde a FUCHS se insere procede-se a outras três análises: PESTAL, 5 Forças de Porter e SWOT. Após recolhidas essas informações é então elaborado um planeamento, são definidas as estratégias e sugeridas as ações de implementação. Considerando o período de estágio, aproximadamente 5 meses, não foi possível executar todas as atividades planeadas para a conclusão do Plano de Marketing, pelo que a proposta apresentada poderá ser alvo de alterações.This report was prepared in the context of an internship at FUCHS LUBRIFICANTES, Unip. Lda. and aims to develop a Marketing Plan for the automotive lubricants segment in Portugal, supported by an industrial and Business-to-Business (B2B) strategy. The objective was to create a marketing strategy based on procedures and actions having in sight a better relationship with existing customers, in order to prolong their loyalty to the company, and also with the aim of attracting new ones, betting on the dissemination and diffusion of the brand. Therefore, in order to achieve these objectives, the company is firstly described in a set of qualitative and quantitative variables with the help of the 7 S’s Model. Then, in an attempt to understand the business and the market environment in which FUCHS operates, three other analyses are carried out - PESTAL, 5 Porter's Forces and SWOT. After this information is collected, a plan is elaborated, strategies are defined and implementation actions are suggested. Considering the internship period, approximately 5 months, it was not possible to carry out all the activities planned for the completion of the Marketing Plan, so the proposal presented may be subject to changes.porLubrificanteAutomotiveFUCHSPortugalPlano de marketingEstratégiaB2BCustomer-centric marketingLubricantMarketing planStrategyCustomer-centric marketingLubrificantes no setor automóvel : análise de valor e estratégia de marketing: o caso da empresa FUCHSmaster thesis202749231