Teixeira, Alfredo2016-10-042016-12-312013TEIXEIRA, Alfredo - A eclesiosfera católica: pertença diferenciada. Didaskalia. Lisboa. ISSN 0253-1674. 43:1-2 (2013) 115-2050253-1674http://hdl.handle.net/10400.14/20830Partindo dos dados do inquérito «Identidades Religiosas em Portugal: representações, valores e práticas», este estudo visa a caracterização da população católica a partir de uma dupla perspetiva: a sua diferenciação face a outras posições religiosas, e a sua pluralização interna, considerando os ritmos da prática dominical e os modos de inscrição nas comunidades. Constituindo-se como uma eclesiosfera – desde os círculos nucleares até aos círculos periféricos de identificação – o catolicismo português revela uma forte inscrição cultural na sociedade portuguesa. Essa inscrição não se transcreve na figura de um catolicismo compacto, mas descobre-se numa pluralidade de regimes de pertença – visíveis socialmente, mas frequentemente invisíveis nas lógicas de ação pastoral das instituições católicas.Taking as a starting point the data from the survey “Religious identities in Portugal: representations, values and practices”, the present study seeks to characterise the Catholic population from a dual perspective: how it differs from other religious positions, and its internal plurality, considering the rhythms of Sunday practice and the forms of involvement in the communities. Constituting an ‘ecclesiosphere’ – from the innermost circles to those on the periphery of identification – Portuguese Catholicism reveals a strong cultural involvement in Portuguese society. This involvement does not come across in the figure of a compact Catholicism, but reveals itself in a plurality of modes of belonging – socially visible, but often invisible in the logic of the pastoral action of Catholic institutions.porCatolicismoEclesiosferaDiferenciação socialPrática dominicalIdentidades religiosasCrença e pertençaCatholicismEcclesiosphereSocial differentiationSunday practiceReligious identitiesBelief and belongingA eclesiosfera católica: pertença diferenciadajournal article10.34632/didaskalia.2013.2397