Espada, João Carlos Mosqueira MendesFerro, Pedro Manuel Vieira da Rosa2021-01-132021-01-132017-01-172016http://hdl.handle.net/10400.14/31624A presente dissertação versa sobre a relevância, natureza e emergência da virtude política pessoal, com base na elaboração de Harvey C. Mansfield sobre o assunto. O ponto de partida é o contraste entre o relevo concedido pelas opiniões comuns e pela filosofia política clássica à virtude do pessoal político, por um lado, e o significativo silêncio ou desprezo que a teoria política contemporânea dedica a essa matéria, por outro. Primeiro, analisamos a relevância política da pessoa e qualidades dos governantes, enfrentando os adversários presumíveis dessa importância: a regência impessoal da lei, que tornaria ilegítimo esse protagonismo pessoal, e a preponderância da forma do regime, que o tornaria irrelevante; a consequente prioridade do poder legal e formal sobre o poder pessoal; a suficiência dos mecanismos institucionais, que teria tornado obsoleta a demanda do príncipe ideal; o império da necessidade, que não deixaria margem para a escolha e responsabilidade pessoais; a substituição do conceito de virtude pelo de interesse próprio utilitário, como alavanca operacional do processo político; e o advento da ciência política, que teria relegado a antiga e quase artesanal prudência política. Depois, debruçamo-nos sobre a natureza e conteúdo da virtude política. Detemo-nos na peculiaridade e eventual excepcionalismo dessa virtude, face à do homem comum; no carácter eminentemente prudencial da profissão política, frente às pretensões filosóficas, científicas ou técnicas; na centralidade da coragem política, em articulação com a questão do género (masculino ou feminino) dessa qualidade; e, por último, na problemática do carisma e da grandeza política. Finalmente, estudamos as condições propícias a que a sociedade venha a ser governada por políticos competentes. Analisamos os indutores da oferta de virtude política, como a educação dos príncipes e a estrutura social; os factores que afectam a procura dessa virtude, como as qualidades e vícios dos cidadãos; as variáveis que impactam quer a oferta quer a procura de virtude política, tais como o regime, as ideias dominantes e a atmosfera cultural; e as interacções e influências recíprocas entre umas e outras.This dissertation explores the relevance, nature and emergence of the personal political virtue (or statesmanship), based on Harvey C. Mansfield’s account of this matter. It starts by appreciating the significance given to political virtue by common opinions and classical political philosophy, contrasting it with the indifference of contemporary political theory concerning to this topic. Firstly, the dissertation addresses the political relevance of the personal qualities of the rulers, facing its potential opponents: i) the impersonal rule of law, which would make illegitimate that personal role, and the preponderance of the form of the regime, which would make it irrelevant; ii) the primacy of legal and formal power over personal power; iii) the sufficiency of institutional mechanisms, which would have made obsolete the quest for the ideal prince; iv) the pressure of necessity, which would not leave room for individual choice and responsibility; v) the raise of utilitarian self-interest, over the concept of virtue, as the operational leverage of the political process; and vi) the advent of political science, which would have replaced the ancient political prudence. The dissertation then focuses on the nature and content of political virtue. It looks to its peculiarity and hypothetical uniqueness, when compared with the virtue of the common man. It considers the eminently prudential character of the political profession, against the philosophical, scientific or technical claims; and goes on exploring the centrality of political courage, as well as the issues of charisma and political greatness. Finally, it concentrates on the conditions under which the emergence of political skill can reasonably be expected. It analyzes i) the sources of political virtue, such as the princes’ education and the social structure; ii) the factors affecting the demand of that virtue, such as the qualities and vices of citizens; and iii) the variables that impact both the supply and the demand of political virtue, such as the regime, the dominant notions and the cultural atmosphere, as well as their interactions and reciprocal influences.porVirtude política : a figura do estadista em Havey C. Mansfielddoctoral thesis101434650