Fernandes, Sérgio Joaquim DeodatoGomes, Joana Isabel Santos2024-04-182024-04-182023-02-232022http://hdl.handle.net/10400.14/44676O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e tem por objetivo dar visibilidade de forma crítica e reflexiva às atividades desenvolvidas durante os vários estágios que me proporcionaram um crescimento pessoal e profissional pelo adquirir e aprimorar das competências Especializadas de Enfermagem, na área do Cuidado á Pessoa em Situação Crítica. Este percurso desenvolveu-se em dois contextos de estágio, na Viatura Médica de Emergência e Resgate e na Unidade de Cuidados Intensivos num total de 360h. Nos contextos, foi objetivo transversal a expansão de conhecimento e desenvolvimento de melhores competências profissionais, técnicas, científicas, éticas e relacionais, sempre com correlação entre a formação teórica e prática, tendo por base uma análise reflexiva que promotora de consolidação de competências na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, com foco no desenvolvimento de uma prática profissional responsável e esclarecida, com vista à qualidade dos cuidados de enfermagem. Assente numa cultura de pensamento critico e reflexivo que promova uma ação baseada na evidência e caminhando no sentido do enfase das respostas humanas, ancorada no Referencial Teórico: Teoria das Transições de Melleis, surge a temática sobre a qual realizei uma revisão sistemática da literatura: o significado da experiência da família da pessoa em situação crítica em cuidados intensivos. Os resultados desta revisão foram contributivos no sentido do conhecimento profundo da experiência dos intervenientes, subsidiando o desenvolvimento de orientações práticas contributivas para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à família e à pessoa em situação crítica.The current report falls within the scope of the Master's Degree Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing. The purpose of this report is to provide a critical and reflective view of the activities developed during several internships that provided me with a personal and professional growth through the acquisition and improvement of specialized nursing skills in the area of care to the person in critical condition. This course was developed in two internship contexts, the Emergency and Rescue Medical Vehicle and the Intensive Care Unit, for a total of 360h. In the contexts, the transversal objective was the expansion of knowledge and development of better professional, technical, scientific, ethical and relational skills, always with a correlation between theoretical and practical training, based on a reflective analysis that promotes the consolidation of skills in the area of specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of the Person in Critical Condition, focusing on the development of a responsible and enlightened professional practice, with a view to quality nursing care. Based on a culture of critical and reflective thinking that promotes evidence-based action and moves towards a focus on human responses, anchored in the Theoretical Framework: Melleis' Theory of Transitions, the theme on which I conducted a systematic literature review emerged: the meaning of the experience of the family of the critically ill person in intensive care. The results of this review contributed to the in-depth knowledge of the experience of those involved, supporting the development of practical guidelines to improve the quality of care provided to the family and to the critically ill patient.porPessoa em situação críticaFamíliaSignificado da experiênciaCuidados intensivosEmergência pré-hospitalarCritically illFamilyMeaning of experienceIntensive carePre-hospital emergencyO significado da experiência da família da pessoa em situação críticamaster thesis203474520