Nunes, ElisabetePimpão, Cecília Maria Casimiro2012-05-242012-05-242011http://hdl.handle.net/10400.14/8446O cuidar da criança com necessidades especiais engloba situações complexas que requerem intervenções com elevado grau de conhecimentos a vários níveis. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a criança com necessidades especiais nas transições ao longo desta fase do ciclo vital. As práticas foram fundamentadas pelo Modelo de Parceiros nos Cuidados de Anne Casey (1988) e pela Teoria das Transições em Enfermagem de Afaf Meleis e Colaboradores (1986, 1994, 1999 e 2000), pois fornecem instrumentos úteis para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. Dos resultados observados que surgiram de uma intervenção especializada constatou-se que cuidar a criança com necessidades especiais implica um Cuidar Centrado na Família e um Cuidar em Parceria com a criança/família, tendo como base a relação de ajuda (confiança mútua e responsabilidade), uma comunicação efectiva (assertiva e responsável) e a informação. Implica igualmente que os profissionais de saúde estejam empenhados em desenvolver permanentemente acções que visem a autonomia da família no cuidar da criança com necessidades especiais no domicílio, desenvolvendo assim, competências para cuidar da criança com qualidade, prevenindo recidivas e o agravamento do estado de saúde.Caring for children with special needs encompasses complex situations that require interventions with high degree of expertise at various levels. This report presents nursing interventions targeted to children with special needs in transitions along this life cycle stage. The practices were based on the Model of Partners in Care, Anne Casey (1988) and the Theory of Transitions in Nursing Afaf Meleis and Collaborators (1986, 1994, 1999 and 2000) because they provide a useful means to understand the scope of nursing practice a variety of contexts and situations. Of the observed results that emerged from an intervention specialist care found that children with special needs requires a family-centered care and care in partnership with the child / family, based on the aid relationship (mutual trust and responsibility) effective communication (assertive and responsible) and information. It also implies that health professionals are committed to continuously develop actions to the autonomy of the family in care of children with special needs at home, thus developing, skills for care of children with quality, preventing relapses and the worsening state of health.porTransiçãoCriança com necessidades especiaisParceria de cuidadosTransitionChildren with special needsPartnership of careA criança com necessidades especiaismaster thesis