Carvalho, Rui Filipe Gaspar dePereira, Ana Margarida Marques da Costa2024-03-122024-02-152023-11http://hdl.handle.net/10400.14/44231Embora a evidência científica demonstre a existência de uma relação entre fatores cognitivo-afetivos e fatores relacionados ao produto com a intenção alimentar, do nosso conhecimento, são ainda escassos os estudos focados no consumo de produtos de origem animal. O presente estudo teve como principal objetivo colmatar essa lacuna ao analisar o efeito preditor do vínculo a produtos de origem animal na intenção de consumo de ingredientes de origem animal e vegetal e escolha de refeições à base destes, e o papel moderador da empatia e da perceção de capacidades mentais e emocionais dos animais nesta relação. Este estudo usou uma metodologia quantitativa com recurso a um questionário online, com uma amostra de 535 participantes, dos quais 408 (76.26%) eram do sexo feminino e 126 (23.55%) do sexo masculino. Da amostra total, 282 (52.71%) seguiam uma alimentação omnívora, 183 (34.21%) flexitariana e 70 (13.08%) vegetariana. Os resultados demonstraram que o vínculo a produtos de origem animal era um preditor negativo e significativo da intenção de consumo e escolha de refeições dos participantes, contrariamente à empatia e à perceção de capacidades mentais e emocionais que não revelaram ser preditores nem moderadores das variáveis critério. Constatou-se também diferenças nas variáveis em estudo, consoante o género e o regime alimentar dos participantes, sendo as mulheres e os vegetarianos aqueles com atitudes mais positivas com os animais, menor vínculo a produtos de origem animal e maior disposição para a redução do consumo desses produtos e escolha de refeições de base vegetal. Os modelos de regressão linear múltipla mostraram o efeito atenuador do vínculo a produtos de origem animal na relação estabelecida entre as variáveis cognitivo-afetivas e as variáveis critério. Este estudo permitiu aprofundar o conhecimento acerca da temática, realçando a relevância de barreiras e facilitadores na mudança comportamental, com possíveis implicações práticas no âmbito de intervenções focadas na promoção de escolhas alimentares mais sustentáveis.Although scientific evidence demonstrates the existence of a relationship between cognitive-affective factors and factors related to the product with dietary intention, as far as we know, are still scarce studies considering the consumption of animal products. The present study aimed to fill this gap by analysing the predictive effect of the attachment to animal products over the intention to consume animal and plant products and the choice of meals with such products and the moderating role of empathy and the perception of animals’ mental and emotional capabilities in this relationship. This study used a quantitative methodology using an online questionnaire, with a sample of 535 participants, of which 408 (76.26%) were female and 126 (23.55%) were male. Of the total sample, 282 (52.71%) followed an omnivorous diet, 183 (34.21%) flexitarian and 70 (13.08%) vegetarian. The results showed that the attachment to animal products was a significant and negative predictor of participants' consumption intention and meal choice, contrary to empathy and the perception of mental and emotional capabilities, which did not prove to be predictors or moderators of criterion variables. There were also differences in the variables under study, based on the participants gender and diet, with women and vegetarians being those with more positive attitudes towards animals, less attachment to animal products and with a greater willingness to reduce the consumption of such products and choose plant-based meals.The multiple linear regression models showed an attenuating effect of the attachment to animal products on the relationship between the cognitiveaffective variables and the criterion variables. This study thus allowed to deepen knowledge about the topic, highlighting the relevance of barriers and facilitators in behavioural change, with potential practical implications in the context of interventions focused on promoting more sustainable food choices.porProdutos de origem animalAlimentação de base vegetalVínculoEmpatiaPerceção de capacidades dos animaisAnimal productsPlant-based dietAttachmentEmpathyPerception of animal capabilitiesRelação entre fatores cognitivo-afetivos e de produto, com a intenção e decisão de consumo de produtos de origem animal e vegetalmaster thesis203541189