Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesVieira, Joana Isabel Pinheiro2017-04-262017-04-262017-01-312017http://hdl.handle.net/10400.14/22071O presente estudo, intitulado de “Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento – clarinete do curso básico de música”, pretende ser uma contribuição pedagógica e didática para o ensino do clarinete. Através da aplicação da abordagem pedagógica Simultaneous Learning de Paul Harris, a investigadora tem como objetivo possibilitar novas ferramentas para o ensino do instrumento, bem como desenvolver e aplicar novos elementos musicais que não constam do programa de instrumento – clarinete do curso básico de música. O programa atualmente em vigor na instituição onde se centra esta investigação encontra-se desadequado e desatualizado no que diz respeito às competências musicais, ferramentas de avaliação e fundamentação do quadro concetual. Se, por um lado, se pretendeu dar um contributo pedagógico através da aplicação da metodologia de Paul Harris para o programa de clarinete, por outro surgiu a necessidade de deixar um contributo à “arte de ensinar” um instrumento. Este estudo de caso, de natureza qualitativa, foi realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso, num período não letivo – de julho a setembro de 2016. Dele fizeram parte três alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos que frequentavam, no ano letivo de 2015/2016, o 6º ano, do regime integrado da AMVP. As técnicas usadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, entrevistas semiestruturadas aos alunos participantes e a pesquisa documental. Os dados recolhidos foram interpretados e apresentados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que a abordagem pedagógica de Paul Harris aplicada ao ensino de clarinete melhora as aprendizagens dos alunos, representando, desta forma, um contributo para o programa do instrumento – clarinete, ao apostar numa pedagogia inovadora e criativa, que cativa e motiva os alunos para o ensino da música.The present study, entitled “A pedagogical and didactic review of the contribution instrument discipline program – clarinet basic course in music”, intends to be a pedagogical and didactic contribution for the instrumental teaching – clarinet. By applying the Simultaneous Learning pedagogical approach of Paul Harris, the researcher aims to enable new tools for teaching clarinet, and to develop and apply new musical elements not included in the instrument program - Clarinet basic course in music. The program currently in place in the chosen institution is inadequate and out of date in regards to musical skills, assessment tools and substantiation of the conceptual framework. On the one hand it is intended to give an educational contribution by applying the Paul Harris methodology for clarinet program, on the other one it arose the need to make a contribution to the "art of teaching" an instrument. This case study, of a qualitative nature, was held in Academia de Música de Vilar do Paraíso, during a non-teaching period - from July to September 2016. The study included three students, aged between 11 and 12 who attended, in the school year 2015/2016, the 6th year, of the integrated system of AMVP. The techniques used for the collection and production of data: direct and participant observation, field notes recorded in the investigator logbook, semi-structured interviews with participating students and documentary research. The collected data were interpreted and presented through the content analysis technique. The results of this research showed that the pedagogical approach of Paul Harris applied to the clarinet education improves student learning, representing thus an instrument of the program contribution - clarinet, to invest in an innovative and creative pedagogy that captivates and motivates students for the teaching of music.porPedagogia de Paul HarrisAprendizagem simultâneaPrograma do instrumento – clarineteMotivação na aprendizagemElementos musicaisPaul Harris pedagogySimultaneous learningInstrument program - clarinetMotivation in learningMusical elementsUm contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de músicamaster thesis201958384