Quelhas, IsabelRibeiro, Cátia Andreia Pena2020-09-102020-09-102020-05-252020http://hdl.handle.net/10400.14/30895O vigente ‘Relatório de Estágio’ encontra-se enquadrado na Unidade Curricular ‘Estágio Final e Relatório’, do 12º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, representando um total de 750 horas de trabalho, das quais 540 horas de prestação direta de cuidados e 210 horas de trabalho individual. No desenvolvimento do documento são destacadas, inicialmente, as competências no âmbito da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, adquiridas através da experiência profissional prévia, dado que não podem ser desconsideradas no processo formativo. Seguidamente são apresentadas as competências adquiridas em contexto de estágio, reunidas em quatro domínios de atuação, a Prestação de Cuidados, a Gestão de Cuidados, a Formação e a Investigação em Enfermagem. A referida organização possibilitou o enfoque nos objetivos delineados e nas consequentes atividades concebidas em três contextos assistenciais, no Serviço de Urgência Pediátrica, na Unidade de Neonatologia e em Cuidados de SaúdePrimários, este dividido entre a Unidade de Cuidados Continuados e a Unidade de SaúdeFamiliar. Consequentemente impôs-se uma descrição e análise das atividades planeadas e concretizadas, mobilizando e integrando os conhecimentos adquiridos no percurso profissional, aliada à pesquisa bibliográfica, com o propósito de demonstrar as competências alcançadas nas diferentes áreas de atuação, designadamente na vigilância em saúde, na parentalidade, nos cuidados centrados no desenvolvimento, entre outras. Uma vez adquiridas as competências, importou refletir nas suas implicações na atual e futura prática profissional. O relatório evidencia o percurso académico que permitiu a aquisição de competências especializadas e de mestre na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de como este contribui para a melhoria da qualidade dos cuidados.The current 'Internship Report' is part of the Curricular Unit 'Final Internship and Report', of the 12th Master's Degree in Nursing, with specialization in Child and Pediatric Health Nursing, from the Institute of Health Sciences, of the Universidade Católica Portuguesa, representing a total of 750 hours of work, of which 540 hours were of direct care and 210 hours of individual work. In the development of this document, the competences in the scope of Child and Pediatric Health Nursing, acquired through previous professional and personal experience, are highlighted, since they can’t be disregarded in the training process. The competencies acquired in the context of the internship are presented below, brought together in the following of areas of expertise, Care Delivery, Care Management, Training and Nursing Research. This organization made it possible to focus on the outlined objectives and the consequent activities conceived in three care contexts, in the Pediatric Emergency Service, in the Neonatology Unit and in Primary Health Care, this divided between the Continuous Care Unit and the Family Health Unit. Consequently, a description and analysis of planned and implemented activities was imposed, mobilizing and integrating the knowledge acquired in the professional path, combined with bibliographic research, with the purpose of demonstrating the skills achieved in different areas of activity, namely in health surveillance, in parenting, development-focused care, among other. Once the skills were acquired, it was important to reflect on their implications for current and future professional practice. The report highlights the academic path that enabled the acquisition of specialized and master competences in the field of Child and Pediatric Health Nursing and how it contributes to improving the quality of care.porCuidados de enfermagem especializadosSaúde infantil e pediátrica e competências.Specialized skills and nursing careChildren and pediatric healthCompetencesRelatório de estágiomaster thesis202505359