Estevão, Carlos Alberto VilarFontenelle, Marcus Abrantes2019-04-092019-04-092018-05-042018http://hdl.handle.net/10400.14/27340O contexto em que uma sociedade está inserida ditará sua cultura. Coloca-se, portanto, que todas as áreas da vida e das atividades desempenhadas em sociedade serão influenciadas por essa cultura. Sabedores disso, não poderíamos, de maneira alguma, desvencilhar as novas tecnologias que afetaram os comportamentos sociais nos últimos anos da atividade acadêmica da qual fazemos parte. A presente investigação foi realizada tendo em vista a análise pessoal sobre a presença dessas novas formas de interação, como são vistas em sala de aula e como podem ser observadas. Além disso, recebem destaque a gestão e as práticas do ensino que são realizadas e consideradas fatores de catalisação de tal estudo. O objetivo foi entender como as práticas de ensino observadas estão alinhadas com essa nova conjuntura social. A instituição de ensino superior (IES), dentro desse contexto, tem sido um ambiente fértil para se refletir acerca de gestão, metodologia e inovação, pois apresenta uma estrutura burocrática, cujos processos são realizados diariamente. Cada um desses processos tem uma fonte de orientação que o explica e o define. Diante disso, sabemos quão importante é o papel do docente nesse processo, pois ele levará essa atualização à sala de aula. Contudo, para que isso ocorra, essa mudança de perfil tem que ser observada no professor enquanto agente de transformação. Isso gerou uma nova resposta por parte dos alunos, a qual nos ajudou a entender como eles recebem essa inovação e quais resultados são gerados. A inovação que nos permeia, atualmente, é um desafio a ser vivido e acompanhado. Por isso, não pode ser deixado de lado no que diz respeito às atividades docentes. Considerando esse cenário, realizamos uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionário destinado aos alunos e professores do curso de Gestão Hospitalar da faculdade privada brasileira Laboro, situada em São Luís (Maranhão/Brasil). O questionário foi composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas à gestão, inovação e métodos de ensino. Ao final, foram obtidas 112 respostas de alunos e 28 respostas de professores. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a outubro de 2017. Segundo os alunos respondentes, a interação entre aluno e professor é algo importante e que reflete tanto na aprendizagem quanto no fator motivacional no decorrer da disciplina. A inovação, do ponto de vista discente, tem que ser implementada em sala de aula com mais frequência, como através da metodologia de ensino. Os alunos afirmam que esse é um fator preponderante para a retenção de informação, além de ser um estímulo para aprendizagem. Podemos inferir que, a cada dia, novas tecnologias são adotadas e há um anseio crescente pela sua utilização por parte dos alunos, de forma a tornar os ambientes acadêmicos mais próximos do mundo atual em que nós vivemosThe context in which a society is inserted will dictate its culture, we understand that in all areas of life and the activities performed in society will be influenced by this culture, knowing that we could not in any way remove the new technologies that have affected social behaviors in the last years of the academic activity of which we are part. The present work was done considering personal analysis of how present these new forms of interaction are seen in the classroom and how we can observe them, just as management and teaching practices are carried out, one of the catalyzing factors of such study was to seek to understand how observed teaching practices are aligned with this new social conjuncture. The institution of higher education within this context has been a fertile environment to reflect on management, methodology and innovation, because it presents a bureaucratic structure where processes are performed daily and each of these processes have a source of guidance that explains and defines. In this we know how important is the role of the teacher in this process because he will take this update to the classroom scenario and for this to happen, this profile change has to be observed in the teacher as a transformation agent. This generated a new response from the students that with their answers helped us to understand how they receive this innovation and what results they generate. The innovation that permeates us today is something challenging to be lived and followed and can not be left aside with regard to the activities of the students, in this scenario was applied one with students and teachers about various aspects that involve the subject in roga, the students responded that the interaction between student and teacher is something important that reflects both in learning and in the motivational factor in the course of the discipline, innovation from the point of view of the students has to be increasingly implemented in the classroom and they wish that this is used more frequently and the teaching methodology is incorporated because they affirm that this is a preponderant factor both for retention of information besides being a stimulus for learning. We can understand that more and more new technologies are being adopted and there is an increasing desire for more use by students, making academic environments closer to the current world in which we live.porGestãoInovaçãoMétodos de ensinoManagementInnovationTeaching methodsGestão do ensino superior e práticas de ensino : um estudo sobre os métodos de gestão e ensino de uma faculdade privada brasileiramaster thesis201925109