Salgueiro, Joana2022-08-302022-08-3020101989-8568http://hdl.handle.net/10400.14/38618O núcleo em estudo: Retábulo-mor da Sé de Lamego (1506-1511), obra de incontestável importância histórico-artística do pintor quinhentista Vasco Fernandes, “Grão Vasco”, é um conjunto valiosamente documentado pelo seu contrato de obra, que subsistiu até à actualidade. No entanto, sabe-se que muitas vezes os dados empiricamente percepcionados ou mesmo presentes nos actos notariais relativos à feitura do retábulo, por inúmeras razões, nem sempre correspondem na íntegra à realidade. O trabalho que se segue, tem como objectivo, cruzar o conhecimento técnico e material dos suportes destas pinturas, com os dados analisados nos regimentos das corporações dos ofícios mecânicos do trabalho das madeiras: carpinteiros, carpinteiros de marcenaria, marceneiros, entalhadores (e por comparação pintores); de modo a determinar, através das metodologias de examinação dos aprendizes dos ofícios, e restantes normativas, as técnicas e materiais de execução exigidas, no contexto histórico do período Renascentista português.El núcleo en estudio, el Retablo Mayor de la Sé-Catedral de Lamego (1506-1511), obra de incontestable importancia histórico-artística del pintor quinienstista Vasco Fernandes, “Gran Vasco”, es un conjunto valiosamente documentado por su contrato de obra, que se ha conservado hasta la actualidad. Sin embargo, es sabido que muchas veces los datos empíricamente conocidos o incluso presentes en los actos notariales relativos a la ejecución del retablo, por numerosas razones, no siempre corresponden íntegramente a la realidad.El trabajo que se presenta, tiene como objetivo cruzar el conocimiento técnico y material de los soportes de estas pinturas, con los datos analizados en los reglamentos de las corporaciones de los oficios mecánicos del trabajo de las maderas: carpinteiros, carpinteiros de marcenaria, marceneiros, entalhadores(y por comparación pintores); de forma que se pueda determinar, a través de las metodologías de los exámenes para aprendices de los oficios, y restantes normativas, las técnicas y materiales de ejecución exigidos, en el contexto histórico del periodo Renacentista português.The set in study: the altarpiece of the Cathedral of Lamego (1506-1511), a work of undeniable historical and artistic importance of the sixteenth-century painter Vasco Fernandes, "Grão Vasco" is fully documented by its legal contract, which lasted until the present. However, it is known that data often perceived empirically, or even present in notorial acts relating to the construction of the altarpiece, for several reasons, not always correspond fully to the entire reality. The work that follows, is intended to cross the technical and material knowledge of the supports of these paintings, with the data examined in the regiments of corporate mechanical crafts work of wood: carpenters, joiners, cabinet makers, carvers (and by comparison painters); to determine, through accreditation procedures of crafts apprentices, and other normatives what were the required techniques and materials in the historical context of the Portuguese Renaissance period.porRegimentosOfícios mecânicosRetábuloPintura sobre madeiraVasco FernandesSéculo XVIPortugalReglamentosOficios mecánicosRetabloPintura sobre maderaSiglo XVIRegimentsMechanical craftsAltarpieceWood panel paintingSixteenth centuryOs regimentos das corporações dos ofícios mecânicos: o caso do Retábulo-mor da Sé de Lamego (1506-1511) do pintor português Vasco FernandesThe bylaws of the corporations of mechanical offices: the case of the altarpiece of the Cathedral of Lamego (1506-1511) of the Portuguese painter Vasco Fernandesjournal article10.37558/gec.v1i1.1484865268954