Santos, MónicaAlmeida, ArmandoLopes, CatarinaOliveira, Tiago2021-02-082021-02-082020-01-04Santos M, Almeida A. (2020) Danos Ocupacionais associados ao Cádmio, com ênfase no setor da Conservação e Restauro de Obras de Arte. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2020, volume 9, S59-73. DOI:10.31252/RPSO.04.01.20202183-8453http://hdl.handle.net/10400.14/31951Introdução e objetivo Os autores tiveram como objetivo recolher e resumir toda a informação que encontraram sobre o tema, como ponto de partida para outros projetos que se afirmem como pertinentes, no contexto da saúde ocupacional destes profissionais. Os principais riscos associados ao Cádmio distribuem-se por diversos contextos médicos (ainda que com consensos diferentes) a nível da neurologia, aparelho cardiovascular, reprodução/ obstetrícia, pediatria, nefrologia, oncologia, pneumologia, oftalmologia, aparelho gastrointestinal, endocrinologia e ortopedia/ reumatologia. Metodologia Para esta scopping review foram considerados os motores de busca Scopus; PubMed; Web of Science; Science Direct; Academic Search Complete; CINALH; MedLine; Database of Abstracts and Reviews; Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Nursing and Allied Health Collection; MedicLatina e RCAAP. Conteúdo ou Resultados Neste contexto profissional, encontrou-se um documento que mencionava que nos séculos XVIII e XIX foram descobertos os pigmentos associados ao cádmio, ainda que tóxicos, mas usados ainda hoje; os mais relevantes são (a nível de frequência de uso e toxicidade) o amarelo e o vermelho de cádmio, desde 1820 e 1910, respetivamente. Outro artigo realçou que durante o século XIX foram criados pigmentos amarelos com sulfureto de cádmio, sendo que essa cor também dependia da adição de elementos como zinco, selénio e bário. Discussão Existindo tão pouca bibliografia relativa aos riscos médicos do Cádmio em Conservadores- Restauradores, os autores optaram por inserir nesta secção alguns dados relativos a outros profissionais que também possam contatar com este agente. Entre estes, os artistas que elaboram (ou sobretudo elaboraram no passado) obras de arte com pigmentos com Cádmio, talvez sejam os mais adequados, ainda que também sobre estes a bibliografia seja muito reduzida. Acredita-se que pintores famosos estavam expostos, nomeadamente Rubens, Renoir, Duffy e Klee. Limitações Os autores desenvolveram esforços no sentido de tentar que a sua pesquisa fosse exaustiva mas, uma vez concluída, perceberam que não encontraram dados relevantes sobre o doseamento do Cádmio nos ambientes de trabalho da Conservação e Restauro, nem indicação de que técnicas podem ser utilizadas ou quais as preferenciais, tal como a nível biológico. Não se encontrou qualquer avaliação do risco associado para os Conservadores- Restauradores, em função dos doseamentos obtidos e restante análise ao posto de trabalho. Não foram mencionadas na bibliografia consultada medidas de proteção coletiva ou individual (sequer de forma genérica, quanto mais especificando modelos e/ou materiais). Conclusões Desde longa data que são conhecidos malefícios concretos e sérios associados ao Cádmio. Contudo, o setor da Conservação e Restauro é ainda muito pouco estudado em contexto de Saúde Ocupacional e os riscos do eventual contato com Cádmio não são exceção. Seria muito pertinente que surgissem equipas motivadas para estudar este setor e colmatar parte das limitações encontradas, não desenvolvidas na literatura internacional.Introduction and objective The authors aimed to collect and summarize all the information they found on the subject, as a starting point for other projects that are considered pertinent in the context of the occupational health of these professionals. The main risks associated with Cadmium are distributed through diverse medical contexts (although with different consensos) in neurology, cardiovascular system, reproduction/ obstetrics, pediatrics, nephrology, oncology, pulmonology, ophthalmology, gastrointestinal tract, endocrinology and orthopedics/ rheumatology. Methodology This scoping review used search engines as PubMed; Web of Science; Science Direct; Academic Search Complete; CINALH; MedLine; Database of Abstracts and Reviews; Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Nursing and Allied Health Collection; MedicLatina and RCAAP. Content or Results In this professional context, one document was found mentioning that in the eighteenth and nineteenth centuries pigments associated with cadmium, although toxic, but still used today, were discovered; the most relevant are (in frequency and toxicity) yellow and red cadmium, used since 1820 and 1910, respectively. Another article emphasized that during the 19th century yellow pigments were created with cadmium sulphide, and this color also depended on the addition of elements such as zinc, selenium and barium. Discussion There is so little bibliography on Cadmium’s medical risks in Conservators-Restorers that the authors have chosen to include in this section some data regarding other professionals who may also contact with this agent. Among these, the artists who elaborate (or have elaborated in the past) works of art with pigments with Cadmium, may be the most adequate, although also on these the bibliography is very reduced. It is believed that famous painters were exposed, namely Rubens, Renoir, Duffy and Klee. Limitations The authors made efforts to make their research exhaustive but, once completed, they realized that they did not find relevant data on Cadmium dosing in Conservation and Restoration workplaces in general, nor did they indicate which techniques may be used or which are preferable, such as biological monitoring. No evaluation of the associated risk was found for this professionals. Collective or individual protection measures were not mentioned in the bibliography consulted (even in generic terms, let alone specifying models and/ or materials). Conclusions It has long been known that concrete and serious harm is associated with Cadmium. However, the Conservation and Restoration sector is still very little studied in the context of Occupational Health and the risks of eventual contact with Cadmium are no exception. It would be very pertinent to have motivated teams to study this sector and to fill some of the limitations found, not developed in the international literature.porConservaçãoRestauroConservador-restauradorSaúde ocupacionalMedicina do trabalhoCádmioConservationRestorationConservator-restorerOccupational healthOccupational medicineCadmiumDanos ocupacionais associados ao Cádmio, com ênfase no setor da Conservação e Restauro de Obras de Arte.Occupational damage associated with Cadmium, enfatising on conservators-restorers of art objectsjournal article10.31252/RPSO.04.01.2020