Araújo, Alberto FilipeAraújo, Joaquim Machado de2023-11-252023-11-252023-11-061645-7250http://hdl.handle.net/10400.14/43189A literatura sobre o silêncio realça a sua importância para a atenção e a escuta. O tema tem sido abordado sobretudo na dimensão comunicacional, na relação interpessoal e no conhecimento intrapessoal, como fenómeno ora positivo ora negativo, numa pluralidade de formas e funções. Na área educacional, destaca-se a Lição do Silêncio de Maria Montessori, cuja análise visa compreender a conceção e níveis de silêncio na pedagogia montessoriana e as condições de êxito da exercitação do silêncio interior pelas crianças, bem como refletir sobre a relevância atual da sua proposta numa escola focada na aprendizagem e no bem-estar. O estudo hermenêutico identifica conceitos, como ordem, imobilidade, atividade espontânea, liberdade e disciplina, que dão sentido ao silêncio pedagógico. A Lição do Silêncio compreende caraterísticas dos exercícios de silêncio com vista ao desenvolvimento da acuidade educativa e à adoção de uma atitude de meditação, assim como assinala conexões com atuais práticas de mindfulness com vista à promoção do bem-estar das crianças. O estudo realça ainda a abertura da proposta de Montessori para uma via mais profunda de silêncio favorecedora da elevação espiritual como parte da formação integral.The literature on silence emphasizes the importance of silence for attention and listening. The theme has been addressed mainly in the communicational dimension, in interpersonal relationships and in intrapersonal knowledge, as a sometimes positive and sometimes negative phenomenon, in a plurality of forms and functions. In the educational arena, the Lesson in Silence by Maria Montessori stands out. In this paper we aim to understand the conception and levels of silence in Montessorian pedagogy and the conditions for success in the exercise of inner silence by children, as well as to reflect on the current relevance of its place in a school focused on learning and well-being. This study hermeneutic attempts to identify concepts (order, immobility, spontaneous activity, freedom, discipline) that give meaning to pedagogical silence, to highlight characteristics of the exercises of silence with a view to the development of educational acuity and the adoption of a meditation attitude, as well as pointing out connections with current mindfulness practices aimed at promoting children’s well-being. It also attempts to highlight the openness of Montessori’s proposal for a deeper path of silence that favours spiritual elevation as part of integral formation.porSilêncio interiorDisciplinaElevação espiritualInner silenceDisciplineSpiritual elevationAprendizagem e bem-estar. O legado da Lição do Silêncio de MontessoriLearning and well-being. The Legacy of Montessori’s Lesson in Silencejournal article10.24140/issn.1645-7250.rle60.0185176452300