Veríssimo, LurdesDias, PedroMatos, Isabel Maria Gomes Garcia de2014-04-162014-04-1620142013http://hdl.handle.net/10400.14/14063As dificuldades de leitura constituem um dos principais obstáculos na escolarização de muitas crianças. Assumindo que muitas das dificuldades na leitura derivam de défices na consciência fonológica, este estudo pretende analisar o contributo de um Programa de Expressão Musical no desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças de cinco anos. A consciência fonológica refere-se à consciência individual da estrutura do som, ou da estrutura fonológica de uma palavra falada. Gillon (2004) afirma existir uma forte relação entre a consciência fonológica (phonological awareness) e o desenvolvimento da literacia. Por outro lado, Gordon (2003, cit in Harris, 2009) compara a aprendizagem da música com a aprendizagem da linguagem, realçando a importância da exposição precoce de ambas para o desenvolvimento da consciência fonológica. O presente estudo baseia-se num plano de investigação quase-experimental, cuja amostra é constituída por 39 crianças com cinco anos de idade. O grupo experimental (N=19) foi sujeito a um programa de expressão musical organizado em torno de 15 sessões. As restantes crianças (N=20) constituíram o grupo de comparação (N=20). A consciência fonológica foi avaliada a partir da Bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2008). Os principais resultados apontam para evoluções positivas, no grupo experimental, em tarefas de Classificação da sílaba e fonema iniciais, na Supressão do fonema inicial e Análise fonémica. As crianças do grupo experimental revelaram mudanças estatisticamente significativas em tarefas de Supressão da sílaba inicial. O grupo de comparação obteve evolução positiva em tarefas de Análise silábica. Estes dados contribuem para a compreensão da importância da Expressão Musical no pré-escolar e do cumprimento das respetivas orientações curriculares a nível musical.Reading difficulties are one of the main obstacles in the education of many children. Assuming that many of the difficulties in reading derive from phonological awareness deficits, this study aims to analyze the contribution of a Program of Musical Expression in the development of phonological awareness in children of five years. Phonological awareness refers to the individual conscience of sound structure, or the phonological structure of a spoken word. Gillon (2004) says there is a strong relationship between phonological awareness (phonological awareness) and literacy development. On the other hand, Gordon (2003, cit in Harris, 2009) compares the music learning with learning the language, underlining the importance of the early exposure of both for the development of phonological awareness. The present study is based on a quasi-experimental research methodology, whose sample is made up of 39 children under five years of age. The experimental group (N19) was subjected to a program of musical expression organized around 15 sessions. The remaining children (N=20) constituted the comparison group (N20). Data collection proceeded to the application of Phonological Tests Battery (D, 2008), at two different times. The main results point to positive developments in the experimental group, classification of tasks and initial phoneme, syllable in the Suppression of initial phoneme and phonemic Analysis. Nevertheless, the children of the experimental group showed statistically significant changes in the initial syllable Deletion tasks. The comparison group achieved positive development in syllabic Analysis tasks. These data contribute to the understanding of the importance of Musical expression in the preschool and the compliance with the respective curricular guidelines at the musical levels.porConsciência fonológicaExpressão musicalEnsino pré-escolarPhonological awarenessMusical expressionPre-schoolContributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolardoctoral thesis101427670