Ribeiro, Filipa Delgado Neiva CorreiaCardoso, Mafalda Gomes Ferreira Palmela2024-02-212024-02-212023-12-072023http://hdl.handle.net/10400.14/44061Introdução: Este estudo teve como objetivo principal investigar a existência de diferenças de sexo nas funções executivas, nomeadamente no controlo inibitório, na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho, ao longo da idade pré-escolar, numa amostra de crianças portuguesas. A investigação científica tem explorado ao longo dos anos o desenvolvimento destas funções em crianças de idade pré-escolar, porém, a análise das diferenças de sexo neste domínio é limitada e carece de investigação aprofundada. Metodologia: Foram avaliadas 63 crianças em idade pré-escolar e com um desenvolvimento típico, com recurso a três instrumentos da aplicação Early Years Toolbox através de suporte informático (iPad), “Fish and Sharks”, para avaliar o controlo inibitório, “Card Sorting”, para avaliar a flexibilidade cognitiva e “Mr. Ant” para avaliar a memória de trabalho. Resultados: Observaram-se diferenças significativas no controlo inibitório, com as raparigas a apresentarem melhores resultados do que os rapazes nos 4 anos, contudo, essas diferenças diminuíram nos 5 anos. Na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho não foram encontradas diferenças de sexo significativas. Por outro lado, as funções executivas melhoraram com a idade na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho. Conclusão: Neste estudo, investigámos as diferenças de sexo nas funções executivas em crianças de idade pré-escolar. Observou-se que o sexo pode influenciar o controlo inibitório, mas não parece ter um papel significativo na flexibilidade cognitiva nem na memória de trabalho. Paralelamente, foi notável um desenvolvimento das funções executivas ao longo da idade pré-escolar. Esta investigação contribui para uma compreensão mais ampla do efeito do sexo nas funções executivas na infância e destaca a importância de considerar certos fatores individuais do desenvolvimento deste grupo etário. Investigações futuras, com uma amostra alargada e equilibrada e tendo em consideração influências sociais e do ambiente, podem ser benéficas para uma compreensão mais detalhada deste tema.Introduction: The main purpose of this study was to investigate the existence of sex differences in executive functions, particularly inhibitory control, cognitive flexibility and working memory, during the preschool years in a sample of Portuguese children. Over the years, scientific research has explored the development of these functions in preschool children, but the analysis of sex differences in this area is limited and requires more research. Methods: 63 preschool children with typical development were assessed using three instruments from the Early Years Toolbox application on a tablet (iPad): "Fish and Sharks" to evaluate inhibitory control, "Card Sorting" to evaluate cognitive flexibility and "Mr Ant" to evaluate working memory. Results: There were significant differences in inhibitory control, with girls showing better results than boys at age 4, but these differences decreased at age 5. No significant sex differences were found in cognitive flexibility and working memory. On the other hand, executive functions improved with age in terms of cognitive flexibility and working memory. Conclusion: In this study, we investigated sex differences in executive functions in preschool children. It was observed that the sex can influence inhibitory control but does not seem to play a significant role in cognitive flexibility and working memory. At the same time, the development of executive functions over the preschool years was notable. This research contributes to a broader understanding of the sex effect on executive functions in childhood and highlights the importance of considering certain individual developmental factors. Future research with a larger and balanced sample and considering social and environmental influences may be beneficial for a more detailed understanding of this topic.porFunções executivasPré-escolarDiferenças de sexoDesenvolvimentoExecutive functionsPre-schoolSex differencesDevelopmentDiferenças de sexo nas funções executivas em crianças de idade pré-escolarSex differences in executive functions of preschool childrenmaster thesis203510593