Roldão, Maria do CéuAzevedo, Maria de Fátima da Silva Rodrigues2015-05-262013-02-212013http://hdl.handle.net/10400.14/17727Este relatório pretende ser uma análise retrospetiva de um percurso docente construído AO LONGO DA VIDA. Através de um relato na primeira pessoa convocam-se experiências pedagógicas ao longo da carreira académica e docente. Desta forma são narradas experiências que contribuíram para a construção de uma nova prática adaptada à realidade atual e de preparação para um futuro incerto. Com uma visão crítica descreve-se ainda comportamentos, ideias, opiniões, sentimentos, situações e conceitos construídos ao longo da PRÁTICA DA profissão e do percurso formativo desenvolvido a partir do espaço da sala de aula e do contexto de escola. Numa lógica de mudança questiona-se a formação ou a sua ausência na construção DA identidade PROFISSIONAL DA AUTORA. Desde as aprendizagens informais às formais, a identidade profissional é uma súmula de saberes. Saberes estes que operam estratégias de mudança. Por isso PROCURO CLARIFICAR COMO COMPREENDI a missão do professor, QUE, para além de vocação, SE ancora em teorizações fundamentadas e sérias. No mundo de hoje, global, a comunicação é um desafio que implica visão e ambição em qualquer área do saber. E a aprendizagem de línguas, EM QUE SE DESENVOLVE A PRÁTICA DOCENTE ANALISADA, é também um exemplo que exige tempo e formação específica. Daí a necessidade de desenvolver MODOS DE AGIR PROFISSIONAIS que estimulem positivamente o ato de ensinar os alunos do século XXI. Ao refletir sobre o trabalho docente salienta-se que a formação e o tempo são fundamentais para a sua ressignificação. Assim a mobilização dos conceitos de supervisão, investigação e reflexão É fundamental para a CLARIFICAÇÃO DAS FORMAS DE construção do conhecimento profissional NESTE PERCURSO.This report is a retrospective analysis of teaching pathways developed throughout A WHOLE CAREER. The various educational and teaching experiences are narrated in first person, in order to unveil a personal but new method fully adapted to the modern day reality which also considers a valid preparation for an uncertain future. . This constructively critical approach also presents a DESCRIPTION of behaviour, ideas, opinions, feelings, situations and concepts developed throughout TEACHING and professional training not only in the classroom but also in school as an inclusive environment. Considering the need for change, the study QUESTIONS the knowledge or even the lack of it as crucial elements that contribute to the AUTHOR’S PROFESSIONAL IDENTITIY. As the formal and informal learning allow the change, the professional identity incorporates both. For this reason, I ATTEMPT TO CLARIFY HOW I UNDERSTOOD the teacher’s mission, which is not only vocational but also ROOTED in legitimate theories. Nowadays, communication is a challenge which includes vision and ambition in all learning areas. The learning of foreign languages, which is the ANALYSIS HERE PRESENTED, also requires time and specific training, therefore, it is essential to develop and apply PROFESSIONAL STANDARDS which positively stimulate the 21st century teaching. Reflecting on this particular work, made it clear that the adequate training and time permit the redefiniton of such standards. As a result, concepts such as supervision, investigation and reflection are absolutely fundamental as TOOLS to expand the professional knowledge in THIS AREA.porDesenvolvimento profissionalIdentidadeFormaçãoExperiênciaReflexãoProfessional developmentIdentityTrainingExperienceReflectionUm percurso docente construído na prática pedagógicamaster thesis