Pinto, João RicardoFerreira, Nuno Estêvão2021-09-142021-09-142020-12-112236-580Xhttp://hdl.handle.net/10400.14/34809A relação entre o Estado e a Igreja Católica ao longo do período do Estado Novo atravessou diferentes momentos, especialmente no 3º quartel do século XX, quando se verificaram diferentes tensões no plano das relações institucionais. Para além destas, o texto analisa outros níveis de observação que importa conhecer, nomeadamente, a importância das práticas culturais expressivas associadas à música. Nesse sentido, e partindo do cruzamento do poder do Estado com a presença de temáticas religiosas na música ligeira desenvolvida propositadamente para os festivais de música, este texto procura discutir o papel desta categoria musical como elemento de propaganda religiosa na sua interligação com o poder político.The relation between the State and the Catholic Church throughout the Estado Novo period went through different moments. This was especially so in the 3rd quarter of the 20th century period, during which several tensions occurred in institutional relations. In addition to these elements, this text analyzes other observation levels that may contribute to knowledge-gathering, specifically expressive cultural practices associated with music. Thus, starting from the intersection of state power on the one hand, and the presence of religious themes in so-called popular music, specifically developed for music festivals, on the other, this text aims to discuss the role of this musical category as a tool of religious propaganda in its interconnection with political power.porEstado NovoReligiãoFestivais de músicaMúsica ligeiraPropagandaNew StateReligionSong contestPopular musicPropagandaPropaganda e religião em Portugal: festivais de música ligeira (1958-1964)Propaganda and religion in Portugal: popular music festivals (1958-1964)journal article10.23925/1677-1222.2020vol20i3a8000598596400008