Marques, Luís Manuel DionísioAlves, PauloSilva, Jorge A.Santos, Fernando Jorge Monteiro2016-03-092015-07-022015http://hdl.handle.net/10400.14/19265Num mercado global e cada vez mais competitivo é necessário o conhecimento cada vez mais apurado dos seus custos e os impactos que estes traduzem, facilitando a tomada de decisão estratégica. O setor dos tratamentos térmicos e soldadura é muito volátil, com os sistemas de gestão adequados conseguimos analisar a rentabilidade das atividades e da carteira de clientes que a empresa tem, servindo de base para a análise do mercado interno e fornecendo informação para a internacionalização da empresa. O presente trabalho aborda a implementação de um sistema de informação integrado que permita avaliar o desempenho da empresa por atividades, sistema activity based cost (ABC); a definição de objetivos futuros a alcançar no próximo ano, orçamento; a verificação de desfasamentos de rendibilidade nos clientes, a análise de rentabilidade de clientes; e o orçamento de tesouraria, permitindo analisar o impacto financeiro das tomadas de decisão estratégicas. Com os resultados obtidos a empresa encontra-se bastante estável relativamente ao desempenho por atividades, devendo focar-se na redução de custos de estrutura pois apresentam valores significativos relativamente ao volume de negócios, com o sistema de custeio ABC proporciona à empresa um sistema de controlo de gestão auxiliando-a na reafectação dos recursos para os serviços com, maior valor acrescentando. A nível financeiro a empresa deverá refletir as suas políticas de pagamentos e recebimentos pois os seus atuais procedimentos poderão levantar questões sobre a sua sobrevivência, com o orçamento de tesouraria permitirá avaliar o impacto destas decisões e ajudar a avaliar o ajustamento destas.In a global and increasingly competitive market requires the increasingly accurate knowledge of their costs and the impacts that these translate, helping strategic decision making. The sector of heat treatment and welding is very volatile, with appropriate management systems we can analyze the profitability of activity and customer base the company has provided the basis for the analysis of the internal market and providing information to the internationalization of the company. This paper discusses the implementation of an integrated information system to evaluate the performance of the company by activities, activity-based cost system (ABC); setting future goals to achieve in the next year, budget; making it possible to return offsets to customers, customer profitability analysis; and allowing to analyze the financial impact of strategic decision-making, the cash budget. With the results we can see that the company is very stable regarding the performance of activities for activities, but we should focus on reducing operating costs since they have significant values for turnover, with ABC costing system provides a system of management control helping the redeployment of resources for services with higher added value. The financial level the company should reflect your payment policies and receipts for your current procedures may raise questions about their survival, with the cash budget will assess the impact of these decisions and help assess the adjustment of these.porCusteio baseado em atividadesAnálise de rentabilidade de clientesOrçamentoOrçamento de tesourariaActivity based costingCustomer profitability analysisBudgetCash budgetImplementação de sistema de informação numa PMEmaster thesis201489457