Andrade, AntónioSilva, Paulo Rui Martins da2012-06-082012-06-082011-12-192011http://hdl.handle.net/10400.14/8538A exploração das tecnologias da informação na sala de aula, nomeadamente no ensino de línguas, perspectiva uma receptividade positiva, mas carece de estudo na identificação de dimensões e de factores que lhe facilitem eficiência e eficácia pedagógica. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objectivo averiguar o impacto proporcionado pelo recurso ao vídeo nas aulas de Francês Língua Estrangeira, de maneira a conferir quais as atitudes e as reacções dos alunos durante a sua interacção com estes instrumentos em sala de aula, bem como saber qual a contribuição dos vídeos para o processo de ensino e aprendizagem. A dinâmica pedagógica do uso do vídeo na investigação não foi usada apenas de forma clássica, com a visualização de documentos audiovisuais, mas envolveu particularmente os participantes na concepção de vídeos através da edição com software adequado de imagens animadas e sincronizadas com texto e voz. Procurámos conferir as possibilidades ministradas pela utilização da Web 2.0, em contexto educativo, e as várias ferramentas à sua disposição, com particular relevo para os serviços do YouTube, Facebook e Xtranormal. Identificámos meios de recolha de dados, para reconhecer a importância relativa, neste contexto, dos factores de sucesso no uso das tecnologias, em sala de aula, no ensino de língua estrangeira. Após a análise dos dados recolhidos, tornou-se evidente que os alunos adquiriram uma consciência maior sobre as potencialidades da utilização dos vídeos e ferramentas da Web 2.0 em contexto de ensino e aprendizagem e reconhecemos que a utilização destas ferramentas permitiu um aumento da motivação e participação na disciplina, bem como no desenvolvimento de competências ao nível da oralidade e da escrita. Constatámos que o vídeo se constitui como opção de recurso tecnológico adequado e proveitoso, no ensino de línguas estrangeiras, sempre que seja usado de forma adequada, com o devido planeamento das actividades e estratégias a aplicar, e combinado com outros media e recursos didácticos.The exploration of the information technologies in the classroom, especially in language teaching, has a very positive acceptance but it still needs to be studied in what the identification of dimensions and factors which help the efficiency and pedagogical effectiveness are concerned. The present study is a qualitative investigation as a study case, that has as aim to ascertain the impact provided by the use of video during the teaching of French Foreign Language in order to check students reactions and attitudes during their interaction with this instruments in the classroom and discover the contribution of the video for the teaching and learning process. The pedagogical dynamics of use of video in research was not only used on the classic way, with the preview of audio-visual documents, but it envolved particularly the participants in the creation of videos through the edition with appropriate software of animated and synchronized images with text and voice. We tried to confirm the possibilities offered by the use of the Web 2.0 on a learning context and the different tools at its disposal, with particular attention to the YouTube, Facebook and Xtranormal services. We identified vehicles of data collection, to recognize the subjective importance, on this context, of the success factors of the technologies use, in the classroom, concerning the teaching of a foreign language. After the analysis of the collected datum, it was evident that students acquired a stronger consciousness of the potentialities of the video and Web 2.0 tools use on the teaching and learning process and we do recognize that the usage of these tools allowed a motivation and participation increase, on the subject, as well as in the development of oral and written skills. We experienced that the video is an option as a technologic resource suitable and beneficial in the teaching of a foreign language, as along as it is used on an appropriate way, with the right planning of activities and strategies to be applied, conjugated with other media and educational resources.L’exploration des technologies de l’information en salle de classe, notamment dans l’enseignement des langues, semble permettre une réception positive mais manque d’étude en ce qui concerne l’identification des dimensions et des facteurs qui lui facilitent l’efficience et l’efficacité pédagogique. La présente étude est une investigation qualitative, sous forme d’étude de cas, qui a pour objectif analyser l’impact suscité par le recours à la vidéo en cours de Français Langue Étrangère, de façon à vérifier quelles sont les attitudes et les réactions des élèves pendant leur intéraction avec ces instruments en salle de classe, bien comme savoir quelle est la contribution des vidéos pour le processus d’enseignement et apprentissage. La dynamique pédagogique de l’utilisation de la vidéo dans notre investigation n’a pas seulement été employé de forme classique, avec la visualisation de documents audiovisuels, mais a particulièrement impliqué les participants dans la création de vidéos à travers l’édition avec software appropriée d’images animées et synchronisées avec texte et voix. Nous avons essayé de démontrer les possibilités liés à l’utilisation de la Web 2.0, en contexte éducatif, et les différents outils à sa disposition, particulièrement en ce qui concerne les services du YouTube, Facebook et Xtranormal. Après avoir analysé les données recueillies, il est devenu évident que les étudiants ont acquis une plus grande sensibilisation sur les potencialités de l’utilisation des vidéos et outils de la Web 2.0 en contexte d’enseignement et apprentissage et nous reconnaissons que l’application de ces outils a permis une augmentation de la motivation et de la participation dans la discipline, bien comme dans le développement de compétences au niveau de l’oralité et de l’écrit. Nous avons constaté que la vidéo se constitue comme option de ressource technologique appropriée et enrichissante dans l’enseignement des langues étrangères, du moment qu’elle soit utilisée correctement, avec une planification adéquate des activités et des stratégies à mettre en oeuvre, et combinée avec d’autres médias et ressources éducatives.porVídeoWeb 2.0Língua estrangeiraTecnologias de Informação e ComunicaçãoMotivaçãoAprendizagemSecond language learningInformation and Communication TechnologiesMotivationLearningVidéoLangue étrangèreTechnologies de l’Information et CommunicationMotivationApprentissageO impacto do vídeo no ensino do francês língua estrangeiramaster thesis