Dias, Paulo César AzevedoPereira, Fátima Alexandra Azeredo2024-04-182024-04-182024-04-10http://hdl.handle.net/10400.14/44664A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), é um distúrbio no desenvolvimento que acarreta sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Apresenta impacto na vida académica do aluno através de comportamentos desadequados, pelo que a perceção dos professores e as suas práticas têm um papel decisivo. Este estudo aborda e questiona a perceção dos professores sobre a PHDA, assim como, as estratégias e práticas inclusivas utilizadas no 1ºciclo do ensino básico. Aplicou-¬se um questionário sociodemográfico, um questionário sobre a PHDA em contexto escolar e o questionário sobre estratégias de ensino e gestão do comportamento a uma amostra de 208 docentes do 1ºciclo. Os dados recolhidos foram tratados através do SPSS versão 23. Nos resultados verifica-¬se uma relação entre a crença de que a PHDA desaparece com o tempo e as características da PHDA que mais perturbam a vida escolar das crianças. com várias estratégias. Foi encontrada ainda uma relação entre os anos de serviço com as suspeitas de PHDA e a experiência, com crianças diagnosticadas com as práticas que pensam que devem fazer. Na perceção em função do género, encontrou-se diferenças com as professoras a apresentar pontuações superiores. Deste modo, encontrou-se, uma relação negativa entre repreender verbalmente, e atribuir consequências ao mau comportamento com as práticas. A consciencialização dos sintomas da PHDA, permite uma intervenção antecipada e a escassez da exclusão social no ambiente escolar. Esta investigação foi crucial para perceber de que forma a perceção dos docentes e as suas estratégias evoluíram ao logo do tempo.Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a developmental disorder that causes symptoms of inattention, impulsivity and hyperactivity. It impacts the student's academic life through inappropriate behavior, so the perception of teachers and their practices play a decisive role. This study addresses and questions teachers' perception of ADHD, as well as the inclusive strategies and practices used in the 1st cycle of basic education. A sociodemographic questionnaire, a questionnaire on ADHD in a school context and a questionnaire on teaching strategies and behavior management were applied to a sample of 208 primary school teachers. The data collected was processed using SPSS version 23. The results reveal a relationship between the belief that ADHD disappears over time and the characteristics of ADHD that most disrupt children's school lives. with various strategies. A relationship was also found between years of service with suspected ADHD and experience, with children diagnosed with the practices they think they should do. In the perception according to gender, differences were found with female teachers presenting higher scores. Thus, a negative relationship was found between verbally reprimanding and attributing consequences to bad behavior with practices. Raising awareness of ADHD symptoms allows for early intervention and the scarcity of social exclusion in the school environment. This investigation was crucial to understand how teachers' perceptions and their strategies evolved over time.porInclusãoPerturbação de hiperatividade/défice de atençãoPerceção dos professoresInclusão em contexto escolarEstratégias pedagógicasInclusionHyperactivity disorder/attention deficit disorderTeachers' perceptionInclusion in a school contextPedagogical strategiesA perceção dos docentes sobre a Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção e as suas práticas no contexto escolarmaster thesis203581830