Vieira, Inês Espada2024-09-042024-09-042021-05-011980-2552http://hdl.handle.net/10400.14/46350O presente trabalho propõe olhar para os cadernos pessoais de registo de observação diária, maioritariamente desenhados, como testemunhos do quotidiano, entendido como viagem. Registo, repositório, listagem, o caderno gráfico não é, porém, uma entidade estática, espécie de armazém da viagem. Ele é, principalmente, trânsito, dinamismo, articulação de linguagens. Visto como uma proposta atrativa, urbana e moderna de guia de viagem, para lá do elenco de lugares e horários, o diário gráfico propõe ao leitor-observador, uma dupla metamorfose: aquela produzida em quem desenhou e escreveu, e aquela que pode ser experienciada por nós enquanto leitores.This paper proposes a look into the personal sketchbooks, register of the daily observation, mostly drawn, as testimony of daily life, understood as journey. Register, repository, list, the sketchbook is not, however, a static entity, some sort of warehouse of the journey. It is mainly transit, dynamism, articulation of languages. Seen as an attractive, urban and modern proposal of a travel guide, beyond the cast of places and schedules, sketchbooks propose the reader-observer a double metamorphosis: the one produced in the sketchbook’s artist and writer, and the one that can be experienced by us as readers.porDiário de viagemDiário gráficoMetamorfoseCadernoViagemSketchbookTravel journalNotebookTravel guideTravel"Eu já era outra": o caderno e as metamorfoses da viagem"I was someonelse already”: the sketchbook and the metamorphoses of travellingjournal article10.35520/diadorim.2021.v23n2a41204