Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaMoreira, PatríciaBordalo, RuiCosta, Marta Andreia Gueidão2021-06-142021-06-142021-02-182020http://hdl.handle.net/10400.14/33612As esculturas Marcellus como Hermes Logios (reprodução) e O Repouso de Gustavo Bastos, que incorporam o espólio da Faculdade de Belas Artes do Porto, provam que esta instituição aplicou, ao longo dos tempos, um método de ensino, comum a todas as instituições de ensino superior promotoras do estudo da arte, alicerçado na observação e cópia de obras modelos, mas também se distingue por uma maior liberdade na formação artística, valorizando a modernidade e a criatividade dos seus estudantes. As coleções de ensino que integram o seu museu configuram-se, nesta perspetiva, como de grande interesse para o público e de valor patrimonial inegável. Torna-se, por conseguinte, imperativo e urgente o seu estudo e divulgação, e, consequentemente, relevante a sua manutenção e preservação. A escassez de (in)formação relativa à conservação de esculturas de gesso e de cimento, como é o caso das obras intervencionadas, justifica o desenvolvimento e a aplicação de métodos e técnicas específicos. Acresce, atendendo à crescente e natural preocupação com a sustentabilidade ambiental e a saúde do operador, que importa apontar para soluções que se enquadrem nos princípios da conservação verde. A presente dissertação procura, assim, contribuir para o estabelecimento de metodologias adequadas ao tratamento de esculturas constituídas em argamassas de gesso ou à base de cimento, tanto de arte pública como de caráter pedagógico, que garantam uma boa limpeza e conservação das mesmas com reduzido prejuízo para o ambiente e diminuto risco para o conservador-restaurador. Apresenta, por conseguinte, propostas de tratamento fundamentadas, documentando a sua concretização e o sucesso do processo de conservação implementado. Por um lado, os métodos de análise implementados vieram confirmar a especificidade e complexidade dos materiais e, por conseguinte, reforçar a necessidade de uma cuidada definição dos procedimentos a aplicar. Por outro lado, a pesquisa realizada no âmbito da conservação verde veio mostrar que a definição de uma metodologia com critérios uniformes e transversais é difícil, mas exequível, embora dependa do equilíbrio entre fatores diversos: proteção do ambiente e saúde do operador versus qualidade da limpeza e preservação da obra.Marcellus como Hermes Logios (a copy) and O Repouso by Gustavo Bastos are two sculptures of the didactic art collection of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto. The first one can be related to a teaching method that this institution has applied over time and that is common to all art academies, which promotes the study of art based on observation and copy of models. While the second one stands for a greater freedom in artistic education, valuing modernity and the creativity of its students. Therefore, the collection belonging to this institution’s museum places itself as of great interest to the public and of undeniable patrimonial value, both making indispensable and urgent its study and preservation. The scarcity of information regarding conservation methods for most of the materials that constitute this works of art (e.g. plaster and cement, as is the case of both sculptures involved) justifies the development and application of specific methods and techniques. Furthermore, given the growing and natural concern with environmental sustainability and health risks for the operator, it is important to establish solutions and treatment methods that are in accordance with the principles of green conservation. The present dissertation thus aims to contribute to the establishment of appropriate methodologies for the treatment of both indoors and outdoors sculptures of a pedagogic nature made of gypsum or cement-based mortars. The analytic techniques implemented have confirmed the complexity of the materials and, therefore, reinforced the need for a careful definition of the procedures to be applied. Hence, it presents substantiated treatment proposals, documenting their application and the success of the conservation processes implemented in each one of the sculptures. The methods selected have good performance and efficiency with little damage to the environment and little risk to the conservator-restorer. Nevertheless, the research carried out in the field of green conservation has shown that the definition of a methodology with uniform and transversal criteria is difficult, depending on a balance between different factors such as protection of the environment, the operator's health and the quality of the cleaning and preservation work.porConservação verdeGessoCimentoEsculturaArte académicaGreen conservationPlasterCementSculptureAcademic artConservação de duas esculturas da Coleção do Museu da FBAUP : Marcellus como Hermes Logios (gesso) e O Repouso (argamassa cimentícia) : abordagem no âmbito da conservação verde : volume Imaster thesis202666697