Restivo, Francisco José de OliveiraSilva, Rui Manuel Pereira da2015-05-252015-05-2520122012http://hdl.handle.net/10400.14/17716O presente documento é o resultado das aprendizagens e atividades práticas integradas na profissionalização docente, desenvolvidas no Mestrado em Ensino de Informática, realizado da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica - Braga. Na globalidade, integra um relato da prática de ensino supervisionada, numa turma do 10º Ano, realizada na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova Famalicão. Em resposta à componente cientifica do curso, descreve as atividades de pesquisa bibliográfica necessária à fundamentação das decisões tomadas da planificação ao exercício em sala de aula, encontrando-se, no seu anexo, todos os recursos pedagógicos organizados neste âmbito. Ainda, consta das atividades de investigação que conduziram à formulação do artigo científico intitulado “Mobile Learning, um desafio na educação à distância” e aquelas que suportaram a participação nas Jornadas de ensino de Informática 2012.porEnsino de informáticaFormaçãoTecnologias da Informação e ComunicaçãoEducação à distânciaA ação didática pedagógica na formação do docente das TIC : relatóriomaster thesis