Trigo, Jerónimo dos SantosCruz, Luís Miguel de Castro Larcher Castela dos Santos2018-09-112018-09-112018-04-262018http://hdl.handle.net/10400.14/25652Partindo da doutrina da indissolubilidade, houve um longo percurso no debate sobre o tema dos divorciados recasados. O que permitiu focalizar o tema, ter uma abordagem abrangente e centrada na pessoa, conciliar opiniões, avançar com novas propostas pastorais, desenvolver modelos de formação para os sacerdotes, equipas de casais e comunidades, aplicar processos de acompanhamento e discernimento dos casais, e introduzir alterações na disciplina da Igreja. Os Sínodos sobre a Família de 1980, 2014 e 2015 tiveram um grande impacto no interior da Igreja, com a criação de uma nova mentalidade e de novas atitudes. Lançaram novos desafios às comunidades, na missão de acompanhamento e integração destes fiéis, aos sacerdote que acompanham o processo de discernimento, para o eventual acesso aos sacramentos, e propuseram novos conceitos e uma nova linguagem. A Exortação Amoris Laetitia, acolhe os novos caminhos que partem da realidade concretas das famílias em situação de fragilidade, propondo uma nova abordagem: discernimento, acompanhamento, integração e reconciliação. Cada caso é um caso e o Papa Francisco, pela nota 351, defende que, em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos, recordando que a Eucaristia “não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos”. O Papa declarou a interpretação do Capítulo VIII da Amoris Laetitia, feita pelos bispos da Região de Buenos Aires, como Magistério Autêntico. Está dado o mote para a sua aplicação em todas as dioceses e definidos os critérios a serem utilizados no processo de discernimento e no acesso aos Sacramentos da Eucaristia e da Penitência.Starting from the doctrine of indissolubility, there was a long course in the debate on the subject of remarried divorcees. This has made it possible to focus on the theme, to have a comprehensive and person-centered approach, to reconcile opinions, to advance new pastoral proposals, to develop training models for priests, couples and community teams, to apply couples' follow-up and discernment processes, and to introduce changes in Church discipline. The Family Synods of 1980, 2014 and 2015 had a major impact within the Church, with the creation of a new mentality and new attitudes. They introduced new challenges to the communities, in the mission of accompanying and integrating these faithful, to the priests accompanying the process of discernment, to the eventual access to the sacraments, and to propose new concepts and a new language. The Amoris Laetitia Exhortation welcomes the new paths that depart from the concrete reality of fragile families, proposing a new approach: discernment, accompaniment, integration and reconciliation. Each case is a case and Pope Francisco, by note 351, argues that in certain cases there could also be the help of the sacraments, recalling that the Eucharist "is not a prize for the perfect, but a generous medicine and a food for the weak. " The Pope declared the interpretation of Chapter VIII of Amoris Laetitia, made by the bishops of the Region of Buenos Aires, as Authentic Magisterium. It is given the nickname for its application in all dioceses and defined the criteria to be used in the process of discernment and access to the Sacraments of the Eucharist and Penance.porSínodos sobre a FamíliaCatólicos divorciados recasadosDisciplina da IgrejaProcesso de discernimento e de consciência pessoalSacramentosDeclaração de nulidade do matrimónioExortação Amoris LaetitiaMagistério AutênticoSynods on the FamilyCatholics divorced recapturedChurch disciplineDiscernment process and personal consciousnessAccess to the SacramentsDeclaration of nullity of marriageExhortation Amoris LaetitiaAuthentic MagisteriumPessoas divorciadas que voltaram a casar : problemática teológica e pastoral : do Sínodo de 1980 à Amoris Laetitiamaster thesis201930773