Romba, Maria Inês das Neves Moreira de AlmeidaAlves, Andreia Sofia Carvalheiro2021-07-262021-07-262021-05-252021http://hdl.handle.net/10400.14/34281A presente dissertação analisa as estratégias de comunicação interna mais adequadas a momentos de crise tendo como base o estudo de caso da empresa SATA. Trata-se de um contexto específico, na qual uma recente mudança de gestão se aliou a uma crise de saúde pública, COVID-19, com bastante impacto no sector da aviação. Neste estudo foi usada uma metodologia de análise qualitativa com utilização de questionários como técnica de recolha de dados. Os dados obtidos foram interpretados à luz das referências literárias existentes por forma a contribuir de forma inovadora e relevante para o conhecimento existente. Resultante da investigação desenvolvida sobre a estratégia de comunicação interna da SATA é proposto um modelo “SP2MB” que pretende responder às necessidades da empresa objeto de estudo, que poderá influenciar e contribuir futuramente para uma melhor gestão de crise em contexto de pandemia. O modelo sugerido resulta do estudo de caso efetuado e é considerado uma proposta de valor acrescentado baseada em cinco elementos-base, que pretende propor novas estratégias de comunicação interna para momentos de crise numa companhia de aviação. Os cinco pilares identificados no modelo têm um contributo decisivo para uma melhor gestão de crise e estão inseridos numa característica indispensável dentro de qualquer organização – o envolvimento.This thesis will analyze internal communication strategies for crisis using SATA’s case study as the ground for it. This is a very particular context due to its recent governance change associated with a public health crisis, COVID 19, which greatly affected the aviation sector. In this study, a qualitative analysis methodology was performed on the information collected via questionnaires. Data was analysed taking into account existent research in an attempt to advance current research knowledge. This study aims to show how “SP2MB” model can influence and contribute to better crisis’ management at SATA, during a pandemic situation. As a result of the research carried out on SATA's internal communication strategy, a new “SP2MB” model is proposed that aims to respond to the needs of the company, which can influence and contribute in the future to better crisis management in the context of a pandemic. The suggested model results from the case study carried out and is considered a value proposal provided based on five basic elements, which intends to propose new internal communication strategies for moments of crisis in an airline. The five pillars identified in the model have a decisive contribution to improve crisis management situations and are part of an indispensable characteristic within any organization - involvement.porComunicação de criseComunicação internaEstratégias de comunicação internaGestão de criseCOVID-19ImprovisaçãoSoft e hard skillsMotivaçãoEnvolvimentoBem-estar e planeamentoCommunication crisisInternal communicationInternal communication strategiesCrisis managementImprovisationMotivationInvolvementWell-being, and planningEstratégias de comunicação interna para momentos de crise : Covid-19 : estudo de caso SATAmaster thesis202730824