Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaMoreira, Maria Fernanda Palhares Leite2022-11-042022-11-042022-07-262022-03-31http://hdl.handle.net/10400.14/39239Este estudo surge na sequência da implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), um projeto desenvolvido em regime de experiência pedagógica, cuja direção do Agrupamento de Escolas de Pinheiro manifestou interesse e decidiu implementar no ano letivo 2017/2018. A dinâmica organizativa deste projeto prevê alterações ao nível do modelo escolar tradicional e assenta numa forte vertente colaborativa entre professores. Sabendo que o trabalho colaborativo tem vindo a assumir um papel central no desenvolvimento das culturas profissionais dos professores, pretende-se estudar se a implementação do Piloto Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular alterou dinâmicas de trabalho entre os professores envolvidos, em que sentido se operaram, como se refletiram no trabalho docente e verificar como é que, na perspetiva dos professores, o envolvimento nesse trabalho colaborativo contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o trabalho colaborativo, o desenvolvimento profissional, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e as culturas profissionais. O desenvolvimento do estudo assentará num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, pois centra-se na descrição, interpretação e análise de aspetos da prática profissional dos professores envolvidos no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular/Autonomia e Flexibilidade Curricular, nos anos letivos 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021. Para a sua concretização, selecionaram-se como técnicas de recolha de dados a pesquisa arquivística, a entrevista (individuais e utilizando a técnica de Grupo Focal - Focus Group) e a observação livre. Tendo como ponto de partida os dados obtidos e analisados, parece-nos ser possível afirmar que o Piloto PAFC colocou os professores do AEP num ambiente imersivo de trabalho colaborativo. De um modo geral, tanto a Diretora como os professores afirmam que se registaram mudanças no modo de trabalhar dos professores, entre pares e com os alunos, com efeitos notórios no desenvolvimento profissional dos professores. Há, contudo, a necessidade de afirmar e continuar o trabalho colaborativo, porque há atos, mas não é um hábito capaz de se transformar num trabalho colaborativo do tipo profissional.This study follows the implementation of the Project for Autonomy and Curricular Flexibility (PAFC), a project developed as a pedagogical experiment, whose direction of Agrupamento de Escolas de Pinheiro expressed interest and decided to implement in the school year 2017/2018. The organizational dynamics of this project provides changes to the traditional school model and is based on a strong collaborative aspect between teachers. Knowing that collaborative work has been assuming a central role in the development of teachers' professional cultures, we intend to study whether the implementation of the Autonomy and Curricular Flexibility Project has changed the dynamics of work among the teachers involved, in which direction they operated, how they were reflected in the teaching work and verify how, from the teachers' perspective, the involvement in this collaborative work contributed to their personal and professional development. The theoretical framework of reference focuses on a literature review on Collaborative Work, Professional Development, the Autonomy and Curricular Flexibility Project and Professional Cultures. The development of the study is based on an essentially qualitative research paradigm, since it focuses on the description, interpretation and analysis of aspects of the professional practice of teachers involved in the Project for Autonomy and Curricular Flexibility/Autonomy and Curricular Flexibility, in the school years 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021. For its realisation, archival research, interview (individual and using the Focus Group technique) and free observation were selected as data collection techniques. Based on the data obtained and analysed, it seems possible to state that the PAFC Pilot has placed the teachers of the AEP in an immersive environment of collaborative work. In general, both the principal and the teachers state that there have been changes in the way teachers work, among peers and with students, with noticeable effects on teachers' professional development. There is, however, a need to affirm and continue collaborative work, because there are acts, but it is not a habit capable of transforming into professional collaborative work.porCulturas profissionaisProjeto de autonomia e flexibilidade curricularTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalProfessional culturesProject of autonomy and curricular flexibilityCollaborative workProfessional developmentO trabalho colaborativo como agente transformador das práticas educativas em contexto de sala de aula : o caso do Piloto PAFCmaster thesis203087828