Marques, Luís Manuel DionísioAzevedo, Ana Rita Pinto2020-02-042018-07-092018http://hdl.handle.net/10400.14/29425A motivação dos colaboradores é um fator importantíssimo para uma organização e por isso deve ser analisada cuidadosamente. Esta necessita de ser explorada tendo em conta os vários sistemas de controlo de gestão existentes. Neste caso é estudado o Grupo X, constituído por quatro farmácias, que pretende combater algumas falhas nos processos internos que estão a deixar colaboradores desmotivados. Para combater esta tendência foi escolhida a utilização do modelo BSC. Através da integração no ambiente organizacional e do estudo de diversos artigos foi possível elaborar várias soluções. O estudo foca-se principalmente na equipa de gestão, onde se verifica o maior sentimento de injustiça e desmotivação relativamente aos prémios de desempenho, mas onde se observa uma excelente relação de amizade entre colaboradores. Construiu-se o mapa da estratégia que permite, se divulgado a todos os elementos da equipa de gestão, orientar para os objetivos de crescimento e redução de custos da organização. Isto permite aos colaboradores sentirem que são o suporte para o correto funcionamento das farmácias e por isso o braço direito dos CEO. São ainda aprofundadas as perspetivas dos processos internos bem como a aprendizagem e crescimento do BSC. Comprovou-se que é possível influenciar a motivação dos colaboradores através da implementação ou melhoria de pequenos processos de controlo de gestão. Entre estes processos destaca-se por exemplo a realização de mais formações e mais interligadas com as tarefas do dia-a-dia dos colaboradores e a realização de entrevistas de desvinculação que permitem desvendar mais facilmente os pontos fracos da organização e tentar alterá-los.Employee motivation is a very important factor for an organization and therefore needs to be carefully considered. This needs to be explored considering the several existing management control systems. In this case, Group X, the group of 4 pharmacies that is being studied, intends to combat some internal process failures that are leaving employees unmotivated. To counter this trend, the BSC model was used. Through the integration in the organizational environment and the study of several articles it was possible to elaborate several solutions. The study focuses mainly on the management team, where there is a greater sense of injustice and lack of motivation regarding performance awards, but where there is an excellent relationship of friendship between employees. The strategy map was constructed to guide the company's growth and cost reduction objectives, which works if known by all members of the management team. This allows the employees to feel that they are the support for the correct functioning of the pharmacies and therefore the right arm of the CEO’s. The internal processes and the learning and growth perspectives of the BSC are further explored. It has been proven that it is possible to influence employee’s motivations through the implementation or improvement of small management control processes. These processes include, for example, more training and more intertwining with the daily employee’s tasks and the holding of unlinking interviews that allows to more easily uncover the weaknesses of the organization and try to change them.porMotivaçãoControloMelhoriasMotivationControlImprovementsComo o controlo de gestão pode contribuir para a motivação de uma equipa de gestão? : estudo de caso na indústria farmacêuticamaster thesis202101495