Gonçalves, Helena Maria da Silva Maia de CastroDias, Carla Manuela Carvalho2017-03-082017-03-082016-11-302016http://hdl.handle.net/10400.14/21653Nos últimos anos, temos assistido a um aumento do uso da expressão “transparência empresarial” em diferentes contextos e com diversos préstimos. A existência de várias aceções para o mesmo termo poderá levar a divergências quanto àquilo que é e o que se espera de uma empresa transparente. O objetivo desta dissertação passa por perceber como é que o termo “transparência empresarial” tem sido tratado na literatura, quais as aceções dadas ao mesmo e se será necessário conceber uma definição consensual de transparência empresarial. Para tal, foi efetuada uma meta-análise a partir de uma seleção de vinte e seis artigos publicados em peer-reviewed journals nos últimos dez anos. Os resultados indicam que os autores, não raras vezes, exploram o tema da transparência sem defini-la. 62% dos artigos analisados apresenta uma definição/abordagem para o termo, mas os resultados variam conforme as palavras-chave utilizadas: transparência empresarial, transparência organizacional e transparência nos negócios. A perspetiva que mais vezes foi encontrada foi a de processo de interação dinâmica entre empresas e os seus stakeholders, indo além do mero disclosure de informação. Conclui-se que, mais do que discutir a consensualidade do termo, parece ser útil analisarem-se graus de proficiência da transparência, permitindo com isto resolver, em parte, a discussão académica sobre diferentes perspetivas. Além disto, a dissertação permite clarificar a importância da significação do conceito e evidenciar riscos da sua utilização abusiva.In recent years, we have witnessed an increase in the use of the term "corporate transparency" in different contexts and with different purposes. The existence of several meanings for the same term may lead to disagreements on what is a transparent company and on what is expected of it. The aim of this study is to understand how the term “corporate transparency” has been treated in the literature, which are the meanings given to it and if it will be necessary to develop a consensual definition of corporate transparency. For that purpose, a meta-analysis was carried out from a sample of twenty-six articles published in peer-reviewed journals over the last decade. The results indicate that authors often discuss the issue of transparency without defining it. 62% of analyzed articles presents a definition/approach of the term, but the results differ depending on the keywords used: corporate transparency, organizational transparency and business transparency. The perspective that was found more often in Academy was the process of dynamic interaction between companies and their stakeholders, going beyond the simple information disclosure. It concludes that rather than discussing the consensus of the term, it seems to be more useful to analyze proficiency levels of transparency. With this, the thesis can solve, in part, the academic discussion of different perspectives. In addition, the dissertation clarifies the importance of the concept’s meaning and highlights the risks of its abusive use.porTransparênciaTransparência empresarialTransparência nos negóciosTransparência organizacionalMeta-análiseTransparencyCorporate transparencyBusiness transparencyOrganizational transparencyMeta-analysisO conceito de transparência empresarial : reflexões a partir de uma meta-análisemaster thesis201464314