Costa, Carlos Manuel Martins daAlmeida, Nuno Jorge Cardona Fazenda deBraga, Helena Isabel Rodrigues da Silva2015-10-052015-03-202014http://hdl.handle.net/10400.14/18371O Turismo é uma das indústrias mais importantes do Mundo, na qual assenta grande parte da sustentabilidade económica dos países destino. Agregador de várias actividades, é notória a sua dependência de um conjunto de subsectores que garantem a sua viabilidade. De entre outros, o subsector da restauração merece especial destaque, na medida em que, se por um lado, garante a subsistência do turista, por outro, e enquanto maior representante do produto Gastronomia & Vinhos, pode assumir-se um relevante factor de diferenciação na experiência turística. A introdução das novas tecnologias, em especial das TIC e da Internet, nas actividade turísticas, a par das mudanças nas motivações que impelem os fluxos turísticos, originaram o aparecimento de um “novo” consumidor mais independente, flexível e experiente. Os desenvolvimentos tecnológicos, particularmente os introduzidos pela Web 2.0, conduziram ao surgimento de um novo paradigma comunicacional assente em relações sociais online, nas quais o utilizador, além do seu tradicional papel de receptor, assume voz activa na disseminação de conhecimento, partilha de informação e experiências. Novas ferramentas online, como Websites, redes sociais e portais agregadores de oferta, passam então a liderar e a mediar a comunicação das empresas com os seus clientes. As empresas de restauração devem por isso apostar na sua requalificação e adoptar ferramentas comunicacionais que as aproximem da nova sociedade tecnológica. Assim, e tendo por base uma visão holística da restauração e da gastronomia no Turismo, pretende-se, nesta dissertação, investigar as principais tendências de comunicação tecnológica nestas áreas, nomeadamente através da apresentação de um estudo de caso – MyRestaurant -, enquanto uma ferramenta online de apoio à gestão (sobretudo ao nível da informação e comunicação) da restauração e gastronomia nacionais.Tourism is one of the most important industries of the World which determines large part of the economical sustainability of the destination countries. Aggregator of numerous activities, it is noticeable a dependent set of sub-sectors that ensures its viability. Among others, the sub-sector of the restaurants industry is worthy of special attention, if in one hand it guarantees the subsistence of the tourist, on the other hand and as the largest representative of the product Gastronomy and Wines, it can be assumed as a relevant issue of distinction for the tourist experience. With the introduction of the new technologies in tourism activities, ICT and Internet, which were and are constantly attentive to changes and motivations that encourages tourism flows, led to the appearance of a new consumer who is more independent, flexible and more experienced. Technological developments, in particular those introduced by Web 2.0, were a starting point of a new communication paradigm for online social relations in which the user in addition to its traditional role as a receiver, assumes an active voice in the dissemination of knowledge, sharing information and experiences. New online tools such as the website, social media and online platforms became the leader in mediating communication of business companies with their customers. Restaurants sector should therefore invest in their retraining and adopt a new and better communicational tool bringing them closer to technological society. Therefore, based on a holistic view of the restaurants industry and gastronomy in tourism, is the aim of this thesis to investigate the main trends in communication technology in this area, in particular through the presentation of a case study – MyRestaurant, while being an online tool to support management (particularly at the communication and information level) of the restaurants industry and Portuguese cuisine.porTurismoGastronomiaRestauraçãoTICInternetTendências tecnológicasComunicação e marketing digitalRedes sociaisTourismGastronomyRestaurants industryICTInternetTechnological tendenciesOnline marketing and communicationSocial mediaeMediariesMyRestaurantLeading tendencies nas TIC do turismo : a restauração portuguesa no mundo online : o caso MyRestaurantmaster thesis203016777