Brito, Ana2025-09-152025-09-152012-01-01Brito, A. (2012). A utilização do contraplacado como suporte artístico - estudo de alguns exemplos nas pinturas de Abel Salazar. Estudos de Conservação e Restauro, (4), 113-135. https://doi.org/10.34618/ecr.4.30881647-2098bfbfced5-a84f-4ad6-a609-c3bb2a7bc19chttp://hdl.handle.net/10400.14/54898Esta publicação debruça-se sobre a manufatura dos contraplacados, por ser o painel de excelência usado por Abel Salazar, como suporte das suas pinturas a óleo. Através da observação directa e segundo a bibliografia consultada, traçam-se as características destes suportes, que se inscrevem na primeira metade do séc. XX, e identificam-se as patologias mais significativas.This paper focuses on the manufacture of plywood, since it is the preeminent support usedby Abel Salazar for his oil paintings. The characteristics of these supports, dated to the first half of the 20th century, are defined from direct observation and from the bibliography consulted, and the most significant pathologies are also identified.porAlmaContraplacadoCoreFolhaFolha de corte planoFolha de madeira desenroladaOil paintingPintura a óleoPlywoodRotary cut veneerSliced veneerSuporteSupportVeneerA utilização do contraplacado como suporte artístico - estudo de alguns exemplos nas pinturas de Abel SalazarThe use of plywood as an artistic support - a study of some examples in Abel Salazar’s paintingsresearch article10.34618/ecr.4.3088