Ribeiro, Filipa Delegado Neiva CorreiaFelizardo, Erik dos Santos2025-02-172025-02-172024-12-202024http://hdl.handle.net/10400.14/48132Fundamentação Teórica: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta significativamente o comportamento e a cognição das crianças, gerando consequências no âmbito pessoal, escolar e familiar. Essas consequências podem incluir dificuldades académicas, problemas nas relações sociais e estigmatização por parte de colegas e familiares. O papel dos pais no cuidado de crianças com PHDA torna-se especialmente desafiador, dado que frequentemente, enfrentam elevados níveis de stresse e necessitam de suporte específico para lidar com as demandas relacionadas ao comportamento dos filhos. Objetivos: Este estudo tem como objetivo identificar as necessidades parentais de cuidadores de crianças diagnosticadas com PHDA, a fim de fornecer informações que possam guiar intervenções direcionadas e promover o bem-estar dessas famílias. Metodologia: Para a recolha de dados foi utilizado um questionário adaptado para o contexto português, com 28 questões divididas em sete dimensões pela plataforma Google Forms. Resultados: A amostra foi composta por doze cuidadores de crianças com PHDA, a sua maioria foi do sexo feminino, com 46 anos, casados e residentes em Lisboa. Pais de crianças com PHDA relataram bom conhecimento sobre sintomas e tratamentos farmacológicos, mas conhecimento limitado sobre intervenções comportamentais. Suas principais preocupações incluem as competências sociais, aprendizagem e desatenção dos filhos, com a impulsividade vista como desafiadora. Valorizam o acompanhamento psicológico e materiais educativos, enquanto o suporte dos familiares é considerado moderadamente importante. As intervenções psicológicas foram priorizadas sobre adaptações escolares e refletiram insatisfação com o apoio educacional. Embora muitos pais não relatem sobrecarga ou irritação, reconhecem a necessidade de suporte emocional e do autocuidado. Discussão e conclusão: Foram constatadas diversas necessidades dos cuidadores, apesar de trazer informações relevantes, este estudo não supre a escassez de estudos nesta temática pela amostra limitada, necessitando de ser replicado. Os resultados aqui presentes contribuem para futuras intervenções neste contexto.Theoretical Foundation: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental condition that significantly impacts children's behavior and cognition, leading to consequences in personal, academic, and family domains. These consequences may include academic difficulties, social relationship problems, and stigmatization from peers and family members. The role of parents in caring for children with ADHD becomes particularly challenging, as they often face high levels of stress and require specific support to manage the demands related to their children’s behavior. Objectives: This study aims to identify the parental needs of caregivers of children diagnosed with ADHD, in order to provide insights that can guide targeted interventions and promote the well-being of these families. Methodology: Data was collected using a questionnaire adapted to the Portuguese context, consisting of 28 questions divided into seven dimensions, administered via Google Forms. Results: The sample consisted of twelve caregivers of children with ADHD, the majority of whom were female, aged 46, married, and residing in Lisbon. Parents of children with ADHD reported having good knowledge about symptoms and pharmacological treatments but limited awareness of behavioral interventions. Their main concerns included their children’s social skills, learning, and inattention, with impulsivity seen as particularly challenging. They valued psychological support and educational materials, while family support was considered moderately important. Psychological interventions were prioritized over school adaptations, reflecting dissatisfaction with educational support. Although many parents did not report feelings of overload or irritation, they acknowledged the need for emotional support and self-care. Discussion and Conclusion: Several needs of caregivers were identified. Although this study provides valuable insights, it does not address the scarcity of research on this topic due to its limited sample size and requires replication. The findings presented here contribute to guiding future interventions in this context.porApoio emocionalNecessidades parentaisNeurodesenvolvimentoPHDAQualidade de vidaStresse parentalADHDParental needsParental stressEmotional supportQuality of lifeNeurodevelopmentNecessidades parentais em pais de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA)Parental needs of caregivers of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD)master thesis203882636