Morais, Ricardo AlexandreLeite, Pedro Ricardo Baldaia2024-12-272024-12-272023-10-252023-09http://hdl.handle.net/10400.14/47657Economic theory has traditionally been built on materialistic conceptions and rationalism, but the human side has been ignored. As a result, in a society where CEOs are increasingly stressed and confront fast changes, additional examination of elements unique to the individual is required. As a result, the purpose of this study is to fill a research gap and expand existing knowledge on the role of CEO spirituality in strategic decision-making. The research strategy adopted was multiple case study, mostly using primary data, specifically interviews with six CEOs of SMEs in Marco de Canaveses, Portugal. As a result, this study discovered that the CEO's spiritual discernment serves to increase clarity during the decision-making process. This clarity is linked to the individual's mental, spiritual, and physical well-being. Furthermore, via spiritual practises and values, this clarity has been demonstrated to have a favourable influence on CEOs' professional anxiety and work-life balance; yet, CEOs encounter hurdles, including tactical bias. On the other hand, CEO discernment was discovered to have an impact on the company's organisational culture, resulting in higher employee satisfaction, productivity, and retention; however, its implementation is becoming more difficult with shorter employee life cycles and a new generation's approach to life. These results from the study are presented in the final theoretical framework that CEOs can utilise to get a big picture of this phenomenon and optimise their practises.A teoria económica tem sido tradicionalmente construída com base em conceções materialistas e no racionalismo, mas o lado humano tem sido ignorado. Consequentemente, numa sociedade em que os líderes estão cada vez mais stressados e se confrontam com mudanças rápidas, é necessária uma investigação adicional sobre o indivíduo. Consequentemente, o objetivo deste estudo é preencher uma lacuna de investigação e alargar a informação existente sobre o papel da espiritualidade do CEO na tomada de decisão estratégica. A estratégia de investigação adotada foi o estudo de casos múltiplos, na sua maioria com recurso a dados primários, especificamente entrevistas com seis CEOs de PMEs de Marco de Canaveses. Como resultado, este estudo descobriu que o discernimento espiritual do CEO serve para aumentar a clareza durante a tomada de decisão estratégica. Esta clareza está ligada ao bem-estar mental, espiritual e físico do indivíduo. Além disso, através de práticas e valores espirituais, demonstrou-se que esta clareza tem uma influência favorável na ansiedade profissional e no equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal dos CEOs; no entanto, os CEOs deparam-se também com obstáculos, incluindo tendência de foco tático. Por outro lado, descobriu-se que o discernimento do CEO tem impacto na cultura organizacional da empresa, resultando numa maior satisfação, produtividade e retenção dos trabalhadores; no entanto, a sua implementação está a tornar-se mais difícil com as novas visões de vida e constantes mudanças de emprego de gerações mais novas. Estes resultados do estudo são apresentados no modelo teórico final que os CEOs podem utilizar para obterem uma visão global deste fenómeno e otimizarem as suas práticas.engSpiritual discernmentStrategic decision-makingMultiple case study researchMarco de CanavesesPortugalDiscernimento espiritualTomada de decisão estratégicaEstudo de casos múltiplosThe role of CEO spirituality in strategic decision-makingmaster thesis203439384